quinta-feira, 22 de julho de 2010

Uma vergonha: 620 mil eleitores do Maranhão são analfabetos

http://www.luiscardoso.com.br/


O jornal o Imparcial traz hoje na capa um dado estarrecedor: 14% dos 4,3 milhões de eleitores do Maranhão terão que usar a impressão digital para votar. Ou seja: são analfabetos. Que vergonha.

Nestas eleições, nada menos que 620 mil eleitores não sabem ler e nem escrever. Esse é o quadro triste do nosso Maranhão. Uma lástima.

Isto sem contar com crianças acima de cinco anos de idade e adolescentes até aos 15 anos, que não são eleitores, e nunca frequentaram uma sala de aula. Quer um exemplo: quatro dos sete filhos da filha do monstro de Pinheiro, José Agostinho Bispo Pereira, o pai avô, nunca estudaram.

Quantos milhares de crianças e adolescentes não sabem ler e escrever no Maranhão? O Ministério da Educação deveria nos fornecer esses dados. A Secretaria de Educação, ao longo de todas as gestões, esconde os números vergonhosos.

Temos cinco candidatos disputando cargos na chapa majoritária: João Alberto, Edison Lobão, Roseana Sarney, José Reinaldo Tavares e Jackson Lago. Todos já foram governadores.

E o que fizeram para apagar esse quadro vergonhoso quando governaram o Estado? O que dirão aos eleitores analfabetos na hora de pedir o voto?

Nada escreverei agora sobre o assunto porque o sentimento, neste instante, é de revolta e vergonha de ser maranhense. Lamentável.




POR LUIS CARDOSSO

Nenhum comentário: