quinta-feira, 1 de julho de 2010

PT terá seu menor nº de candidatos a governador

16h41 - 01/07/2010
Do Blog do Fernando Rodrigues

só 10 petistas concorrem a governos estaduais; tucanos terão 16




nos 10 maiores Estados, PT e PSDB se enfrentam em apenas 3

O PT terá seu menor número de candidatos próprios a governador neste ano: apenas 10. É a consolidação de uma tendência já verificada nos últimos anos. Os petistas agora priorizam eleger Dilma Rousseff como sucessora de Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Depois, a ordem é fazer grandes bancadas na Câmara e no Senado.

Por causa dessa estratégia, o PT decidiu abrir mão de ter candidatos próprios em vários Estados, inclusive contrariando muitas seções locais da legenda.


Só como comparação, em 2002, quando elegeu Lula pela primeira vez para o Planalto, o PT teve candidatos próprios em 24 das 27 unidades da Federação. Já em 2006, quando o arco de alianças tinha crescido, só houve petistas disputando cargos de governador em 13 UFs. Agora, serão 10.

O principal adversário do PT, o PSDB, também não estará presente no país inteiro com nomes próprios. Haverá 16 tucanos disputando cargos de governador em outubro. Embora seja um aumento em relação aos 15 de 2006, esse número de candidatos do PSDB tem sempre oscilado na faixa de 13 a 16, informa o repórter do UOL Fábio Brandt, autor deste levantamento.

Eis os números preliminares totais de candidatos a governador de cada legenda em eleições recentes e neste ano (os dados de 2010 podem ser alterados até 5 de julho, data máxima para o registro de candidaturas):

Quando se consideram apenas as 10 unidades da Federação com maior número de eleitores, só o PSTU tem candidatos próprios a governador em todas elas. De orientação trotskista, o PSTU (antiga tendência interna do PT chamada Convergência Socialista) é um partido que nunca elegeu governadores.

Esses 10 Estados mostrados no quadro a seguir concentram 76,1% dos eleitores do país, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) referentes a abril deste ano.

Como se observa, nenhum dos grandes partidos da República conseguiu –ou não quis– ter candidatos próprios nas 10 maiores unidades da Federação. Para saber como estão as disputas eleitorais nessas localidades, clique aqui.

O PT está presente apenas em 5 dos 10 maiores Estados com candidatos próprios: SP, BA, RS, PA e SC. O PSDB está em 6: SP, MG, RS, PR, CE e PA.

Ou seja, haverá confronto direto entre petistas e tucanos em apenas 3 dos 10 maiores Estados brasileiros: SP, RS e PA.

O PMDB terá candidatos próprios em 6 grandes Estados: MG, RJ, BA, RS, PE e PA. Embora os peemedebistas estejam coligados ao PT no planto federal, as duas legendas vão se enfrentar de forma direta em 3 dos 10 maiores Estados nas disputas de governador: BA, RS e PA.

O DEM, partido que definha a cada eleição, está cada vez mais periférico. Só terá candidatos próprios a governador em 2 dos 10 maiores Estados: BA e SC.

Esses números todos estão muito próximos do quadro definitivo da eleição. É que a lei determina aos partidos que façam suas convenções nacionais até o dia 30 de junho. Depois, há ainda 5 dias para desistências até o registro definitivo das candidaturas.

Para obter o registro da candidatura, os postulantes devem entregar uma série de documentos, com informações, por exemplo, sobre gastos previstos na campanha e projeto de governo. A lei 9.504 é que regula o registro de candidaturas em seu artigo 10º.

Observações sobre as tabelas:
* Procurado pelo Blog, o PSOL não enviou a lista completa de seus candidatos a governador até a publicação deste texto às 16h40 de 1º.jul.2010.
** O diretório nacional do PSDC foi procurado pelo Blog, mas não soube informar todos os Estados em que terá candidato próprio ao governo.
*** O PCB ainda não reuniu uma lista definitiva com todos os candidatos que foram aprovados em suas convenções estaduais.

1) Os dados de 1998, 2002 e 2006 foram extraídos das estatísticas oficiais das eleições publicadas no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral);

2) Os números de 2010 são preliminares, porque o prazo para registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral se encerra apenas em 5.jul.2010;

3) Troca de nome, extinção, incorporação ou fusão de partidos:
- O PFL mudou de nome para Democratas (DEM) em 2007;
- O PTB fundiu-se com o PSD em 2003 e incorporou o PAN em 2006;
- O PR foi criado em 2006, com a fusão do PRONA com o PL em 2006. Em 2003, o PL já havia incorporado o PST e o PGT;
- O PP chamou-se PDS (até 1993) e PPB (até 2003).
- O PTC chamou-se PRN até o ano 2000;
- O PHS chamou-se PSN até 1995.


http://uolpolitica.blog.uol.com.br/arch2010-06-27_2010-07-03.html

Nenhum comentário: