quarta-feira, 7 de julho de 2010

Diocese de Viana tem novo Bispo

O papa Bento XVI aceitou, nesta quarta-feira, 7, a renúncia do bispo da diocese de Viana (MA), dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges, e nomeou, para sucedê-lo, o vigário geral da diocese de Zé Doca (MA), monsenhor Sebastião Lima Duarte., de 46 anos. Dom Xavier pediu a renúncia após completar 75 anos, em abril, conforme prevê o cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.

Monsenhor Sebastião nasceu em Carutapera (MA), aos 03 de abril de 1964, filho de Idemir Altino Duarte, pescador, e Maria Raimunda Lima Duarte, lavradora. Primogênito de 12 irmãos, dos quais cinco já falecidos.

Fez o Ensino Fundamental em sua cidade natal. Em 1982 ingressou no Seminário Menor de Zé Doca (MA), onde fez o ensino médio. Estando no Seminário Maior em São Luís (1985-1991), cursou Filosofia e Teologia no Centro Teológico do Maranhão, hoje Instituto de Ensino Superior do Maranhão (IESMA). Formado em Teologia e Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico “Augustinianum” de Roma, Itália. Foi diácono do Papa João Paulo II, na ocasião de sua visita ao Maranhão.

Foi Ordenado Presbítero no dia 30 de novembro de 1991, em Carutapera, o primeiro padre da Diocese de Zé Doca.

Atividades exercidas: Foi por 10 anos Pároco da Paróquia e da Catedral de Santo Antônio, em Zé Doca. Coordenador de Pastoral por vários anos e também Administrador Diocesano da mesma Diocese.

Atualmente é: Pároco da Paróquia São Sebastião, em Carutapera-MA; Membro do Colégio dos Consultores; Professor de História da Igreja Antiga e Patrística, no IESMA; Vigário Geral da Diocese de Zé Doca e idealizador do I Kairós diocesano de Liturgia que se realizará nos dias 23 a 24 de julho 2010.

Agradecemos a Dom Xavier todo o trabalho dedicado ao povo da diocese de Viana e ao Regional NE 5 e cumprimentamos o novo bispo desejando-lhe todo êxito em sua nova missão pastoral.

Nenhum comentário: