segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projeto de lei amplia abrangência dos juizados especiais criminais

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2434570/projeto-de-lei-amplia-abrangencia-dos-juizados-especiais-criminais
Extraído de: Última Instância - 12 horas atrás
A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei (7222/10) que amplia a área de atuação dos juizados especiais criminais, dando a eles competência para julgar os crimes puníveis com pena máxima de 5 anos, com ou sem multa. Segundo o projeto, esses crimes passam a ser classificados como "de menor potencial ofensivo". A proposta é do deputado Maurício Rands (PT-PE).

Projeto amplia abrangência dos juizados especiais cri...

» ver as 5 relacionadas

Leia mais:

STJ suspende todos os processos sobre crime de falsa identidade nos Juizados Especiais Falta de autonomia da Defensoria da União dificulta estruturação do órgão, afirma membro da Anadef Parceria da Justiça com bancos pode agilizar conciliação de processos

Atualmente, a competência desses juizados restringe-se aos crimes puníveis com pena de até dois anos. Essas são as infrações penais classificadas como "de menor potencial ofensivo" pela lei 9.099/95.

O objetivo da proposta, ao mudar a classificação, é reduzir a aplicação de penas privativas de liberdade, em razão da superlotação dos presídios. Conforme a lei, o Juizado Especial orienta-se por critérios de informalidade, economia processual e celeridade, aplicando, sempre que possível, pena não privativa de liberdade e determinando a reparação dos danos sofridos pela vítima.

"A alteração vai ao encontro do que tem sido sugerido por membros de tribunais superiores, ao tratarem do elevado número de processos relativos a crimes de pequeno e médio potencial ofensivo. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) tem mais de 20 mil processos dessa natureza", afirma Rands.

São excluídos da proposta os crimes dolosos contra a vida punidos com pena de até cinco anos, como aborto e participação em suicídio, que continuarão a ser julgados pelo Tribunal do Júri."A Constituição atribui ao Tribunal do Júri a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Portanto, a lei ordinária não pode considerá-los infrações penais de menor potencial ofensivo, submetendo-os aos juizados especiais criminais", esclarece o autor do projeto.

Tramitação

A proposta tramita em conjunto com o PL 6799/06, do ex-deputado Vicente Chelotti, que estende a classificação de crimes de menor potencial ofensivo para os puníveis com até quatro anos de prisão. A matéria, de caráter conclusivo, será analisada apenas pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.

Um comentário:

Anônimo disse...

Postagem exurbitante neste blogue, tópicos assim demonstram valor aos que reflectir nesta página :)
Entrega mais deste web site, aos teus leitores.