terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições no Maranhão: pontos para reflexão.

Francisca Primo saiu de Buriticupu com 9.707 votos. Em São Luís, ela ainda conseguiu arrancar 1.286 votos. Valdinar Barros saiu de Imperatriz com apenas 4.666 votos. Bira saiu de São Luís com 14.195 votos.

Domingos Paz obteve em São Luís 1.178 votos. Em Mirinzal, ele obteve apenas 226 votos. Em sua terra natal, Santa Luzia do Paruá, 426 votos. Em Lago Verde, tradiciona base do sindicalismo do PSB, obteve apenas 1 voto. Em Bacabal, onde foi muito bem votado na eleição anterior, conseguiu apenas 23 votos.

Em São Luís, Valdinar obteve 986 votos. Zé Carlos, 4.162 votos.

Domingos Dutra foi o terceiro mais bem votado de São Luís: 22.495 votos. Monteiro obteve apenas 5.573 votos aqui. Rodrigo Comerciário 5.970.

Mauro Jorge, obteve em Lago da Pedra 3.331 votos. Seu deputado federal, Domingos Dutra, 3.113 votos naquela cidade. Em Barreirinhas, empurrado por Dutra, obteve 767 votos. Nesse mesmo colégio eleitoral, Dutra obteve 1.736 votos.

Em Imperatriz, Terezinha Fernandes consegui apenas 9.076 votos. Dutra, 398 votos.

Em Barreirinhas, Monteiro foi o segundo mais votado, com 3.278 votos.Terezinha Fernandes teve 971 votos. Rodrigo Comerciário obteve 5.970 votos ali.

Em Barra do Corda, onde Roseana obteve esmagadores 63% dos votos, Dutra obteve 658 votos. Monteiro o seguiu de perto, com 505.Esse município é base política de Domingos Dutra, que tem no STTR seu principal aliado.

Em Alcântara (Flávio 52%, Rosean 39%, Jackson 7%), Gastão foi o deputado federal mais bem votado. Domingos Dutra, que tem ali alguns aliados tradicionais, obteve apenas 437 votos. Valdinar obteve 423 votos.

Conclui-se que o grupo de Whashington saiu vitorioso da urnas, embora o desempenho do núcleo duro do seu grupo tenha sido fraco. Quem se saiu melhor foi Monteiro, arrancando uma suplência, embora com pouca com viabilidade de assumir mandato (ele é o sexto). Ele poderia obter uma votação maior, considerando que ocupou o espaço deixado por Whashington e se aliou à estrutura da campanha do grupo Sarney. De qualquer forma, esse grupo tem a vice-governadoria agora e amplas possibilidades de crescer, dentro do grupo Sarney, adotando inclusive seus métodos, para uma futura reciclagem da oligarquia.

Rodrigo Comerciário, que também se aliou a Sarney teve um desempenho muito ruim em São Luís, sua principal base eleitoral. Alguma coisa também deu errado com sua liderança de Barreirinas (o prefeito cassado Miltinho), pois também não se saiu bem em Barreirinhas.

Francisca Primo e Zé Carlos estão apenas de passagem, não se podendo esperar deles grandes coisas, em termos de contribuição para o projeto político do PT. Por enquanto, são aliados de conveniência do grupo da articulação.

Bira saiu vitorioso das urnas, obtendo uma grande votação em São Luís.Projeta-se como uma liderança regional do PT e certamente disputará com Domingos Dutra o domínio da sigla. Há quem tenha esperanças de que os dois possam finalmente se unir para derrotar o grupo de Whashington, mas também há quem duvide.

Dutra repete o desempenho das eleições anteriores, onde se dizia que alcançara aquele patamar de votos em função da estrutura do governo Zé Reinaldo. Projetou sua luta de resistência contra a oligarquia para fora dos muros do PT: fez greve de forme, lutou contra a intervenção branca do diretório regional da sigla e ainda fez campanha no tradicional estilo folclórico, onde junta sarcasmo e agressividade num mesmo discurso. Criou o mote do "futi" para driblar a legilação eleitoral e desfilou pelas ruas com seus tradicionais bonecos. Sai com uma grande votação no Estado e com um dos mais bem votados de São Luís. Sai forte para disputas internas no PT e para eventual candidatura em São Luís, se tiver disposto a uma disputa com Flávio Dino.

Flávio é hoje o líder com maior força eleitoral das oposições no Estado. Jackson saiu menor, mantendo ainda grande liderança na região Tocantina. Para as eleições à prefeitura de São Luís, Jackson está fora, em função de seu pífio desempenho aqui.

Nenhum comentário: