domingo, 10 de outubro de 2010

Governo divulga fotos de holandesa que se juntou às Farc


http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4726786-EI8140,00-Governo+divulga+fotos+de+holandesa+que+se+juntou+as+Farc.html
A jovem Tanja Nijmeijer ao lado de rebelde em acampamento das Farc

Foto: Reuters

O governo da Colômbia divulgou neste sábado as fotos de uma holandesa que causou polêmica ao se juntar aos rebeldes que integram as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Segundo o governo, a jovem Tanja Nijmeijer estava sendo usada para atrair a atenção internacional.

E-mails encontrados em um computador dos guerrilheiros confirmam que ela foi acolhida pelas Farc. O computador foi apreendido recentemente em um dos acampamentos que foram bombardeados pelo exército colombiano, o mesmo onde foi morto o líder Mono Jojoy.

Em uma reunião em Meddellín, o presidente Juan Manuel Santos citou um dos e-mails que datam de 2010: "No meio de todas essas tragédias, o aparecimento de Alexandra (nome de guerra de Tanja) é uma boa notícia. A ideia de deixá-la trabalhar com a comissão internacional é fantástica". A mensagem foi escrita por Carlos Antonio Lozada, o comandante do Bloco Oriental, um dos mais importantes das Farc.

Nos e-mails, também diz que Tanja Nijmeijer seria "capaz de dar contribuições importantes para as Farc devido à formação profissional em línguas, além de causar um impacto a notícia no caso de ela morrer lutando ao lado das Farc.

Bombardeio
Ataque aéreo realizado recentemente pelo exército colombiano em um acampamento rebelde causou a morte do então comandante das Farc, Mono Jojoy, e mais 7 guerrilheiros. O exército diz que pelo menos 20 rebeldes foram mortos na invasão. As Farc falam em apenas 10. Uma investigação forense determinou que a holanedesa Tanja Nijmeijer não estava entre eles.

Com informações da Radio Netherlands, Terra Colombia e agências internacionais

Nenhum comentário: