sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A Sujeira da Política

Quem pensa que a sujeira da política se resume à mentira, à demagogia, à corrupção e à poluição visual e sonora não está recebendo e-mails na sua caixa de entrada. As mensagens versando sobre política agora invadem meu endereço eletrônico aos borbotões. Os adeptos de Dilma de um lado e os adeptos de Serra do outro. Cada um disposto a apontar os defeitos do adversário, como se eu pudesse definir a eleição com meu único voto. Os grupos de discussão já estão totalmente contaminados também. As mensagens se repetem por todos eles, de maneira neurótica. As divergências entre os adeptos das duas candidaturas chegam às raias da sandice. Está deflagrada uma guerra cibernética, onde as mensagens fazem às vezes de rajadas de metralhadoras. Fui empurrado para dentro dessa guerra e sou obrigado a enfrentar um verdadeiro fogo cruzado. Alguém identificou os grupos de discussão que frequento como campo dessa batalha suja. Os golpes são cegos, como tiros no escuro.
Já ficava até triste quando tinha que abrir a caixa de mensagens. Eles estavam lá, às dezenas. O pior é que são amigos meus que enviam, completamente anestesiados pela disputa política. Não posso marcá-los como lixo eletrônico, pois no meio desse tiroteio estão por vezes mensagens de grande utilidade para mim. Agora, exausto, há quinze dias para o término da campanha do segundo turno, leio apenas a primeira linha de cada um deles e deleto. Deletar não deixa de ser um prazer agora...
É como se fosse o meu tiro. Um verdadeiro tiro de precisão. Escolho bem e pluft! Já era o e-mail sujo da política brasileira.

Nenhum comentário: