sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aumenta o número de casos de violência no campo

O aumento no número de registros também se reflete nos casos de trabalho escravo no Estado.

TV Mirante
enviar imprimir
SÃO LUÍS - A Comissão Pastoral da Terra e a seção maranhense da OAB divulgaram, nesta quinta-feira (14), um relatório sobre os casos de violência no campo. Houve aumento no número de registros em 2010, o que também se reflete nos casos de trabalho escravo no Maranhão.


Integrantes da OAB, Defensoria Pública, estudantes e entidades que representam movimentos sociais se reuniram pela manhã na sede da

OAB, em São Luís. Segundo o levantamento, o Maranhão passou liderar a lista dos Estados com maior número de conflitos de terra.


A pesquisa reuniu informações atuais de várias entidades, entre elas a Comissão Pastoral da Terra e a Comissão de Direitos Humanos da OAB, que se basearam no censo agropecuário do IBGE de 2006.


Em todo o Maranhão, cerca de 700 mil trabalhadores perderam seus empregos no campo, entre 1985 a 2006. A briga por ocupação de terras foi responsável pela morte de mais de 120 trabalhadores no campo durante esse período.


Segundo o levantamento, uma das consequências da falta de emprego e da violência no campo é o aumento do trabalho escravo. De 2009 até o primeiro semestre deste ano, cerca de 130 pessoas foram resgatadas do trabalho escravo em fazendas aqui do Maranhão. Assista à reportagem da TV Mirante.

Nenhum comentário: