sex, 18/06/2010 - 14:06 — jorge
Geral
Baixar.(1'22'' / 321 Kb) - Depois de receber uma intimação da União Europeia, que questionava as restrições impostas pela Bulgária em relação às pesquisas e cultivo de transgênicos, os parlamentares búlgaros decidiram criar uma lei que torna inviável a atividade no país.
Caso o projeto seja aprovado, ficará proibido o plantio comercial de alimentos transgênicos e também os testes a céu aberto com organismos geneticamente modificados. O projeto teve grande aceitação popular, pois uma pesquisa de opinião divulgada pelo governo revelou que 97% dos búlgaros são contrários aos transgênicos.
A próxima iniciativa pretende proibir a venda desses alimentos em creches e escolas. A lei prevê ainda que os alimentos importados deverão passar por rigoroso controle antes de serem comercializados.
A aplicação de regras mais rigorosas não é consenso na União Europeia. Apenas em 2009, a Espanha cultivou mais de 76 mil hectares de milho transgênico e patrocinou a metade dos experimentos científicos realizados na região. Em reação, mais de 500 cientistas e organizações sociais fizeram mobilizações condenando a prática e denunciando os riscos para a saúde e os danos ambientais, ainda incalculáveis.
De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo
Nenhum comentário:
Postar um comentário