terça-feira, 15 de junho de 2010

Imãs de Notre Dame em apoio a Manoel da Conceição

Como Irmãs de Notre Dame de Namur no Maranhão

Como mulheres consagradas a Deus no serviço ao seu povo sofrido e excluído por sistemas opressores ;

Como cristãs que lutam cada dia para ouvir, entender a seguir o chamado de Deus para a prática do amor;

Como companheiras do povo maranhense que tem acompanhado este povo em sua luta por vida e vida com dignidade;

Viemos a público manifestar nosso apoio e extrema consideração ao ato de bravura, fidelidade e compromisso com a causa da justiça que nosso companheiro, amigo e forte lutador Manuel da Conceição está demonstrando com a greve de fome que iniciou nesta sexta feira, dia 11 de junho de 2010.

Em meio a tanto barulho, tanta distração ocasionadas pelos dois grandes eventos que estão acontecendo – a Copa do Mundo e as festas de São João no Maranhão, está passando quase na invisibilidade o ato heróico e comprometido de dois companheiros, Manuel da Conceição e de Domingos Dutra, ambos em greve de fome protestando a atual conjuntura política presente no Maranhão em torno da campanha eleitoral deste ano.

Gostaríamos de deixar claro que nossa manifestação não tem o intento eleitoreiro de balançar bandeira partidária alguma, ao contrário queremos reconhecer que a atitude de amor e compromisso com o povo maranhense manifestada por um homem de 75 anos de idade não pode passar despercebida por nós enquanto seguidoras do evangelho.

Não podemos enquanto mulheres consagradas ao evangelho ficar inertes e indiferentes perante tão grande ato de fidelidade ao trabalho iniciado e duramente sustentado no período da repressão militar, quando as comunidades de base, os sindicatos e tantas mulheres e homens se arriscaram na defesa da vida digna para todos os maranhenses.

Não é hora de recuar, de se acovardar, a opressão persiste, o sistema passa sobre este povo como um rolo compressor. Seria um ato completamente contra nossa opção de vida não nos manifestarmos em favor desta corrente iniciada por Domingos Dutra e acompanhada por Manuel da Conceição, que se equipara a atos já realizados por profetas do nosso tempo como Dom Luís Cappio em defesa do povo do nordeste e de Miguel Descoto na Nicarágua que fez quarenta dias de greve.

Seguimos confiantes que o Bom Deus é muito bom!

São Luís 14 de junho de 2010

Nenhum comentário: