quarta-feira, 16 de junho de 2010

Flávio Dino propõe frente ampla anti-Sarney

Dino cogita retirar pré-candidatura por ‘frente ampla’ contra Roseana
Deputado do PCdoB tenta fechar acordo no MA com PDT de Jackson Lago.
Partido quer aliança para disputar contra Roseana Sarney (PMDB).
Robson Bonin Do G1, em Brasília

imprimir
O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) em foto de
arquivo (Foto: Brizza Cavalcante/Ag.Câmara)
O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) afirmou nesta quarta-feira (16), durante a convenção nacional do PCdoB, em Brasília, que está disposto a retirar sua pré-candidatura ao governo do Maranhão, se o gesto permitir a composição de uma “ampla aliança” contra a candidatura à reeleição da atual governadora Roseana Sarney (PMDB).

saiba mais
PT revoga decisão de diretório estadual e aprova apoio a Roseana
Cúpula do PT anula encontro que decidiu por apoio a Dino no Maranhão
PT vai intervir no Maranhão para forçar apoio a Roseana
A estratégia, no entanto, só será posta em prática se Dino não conseguir o apoio dos demais partidos ao seu nome. Neste caso, o deputado do PCdoB buscará um acordo com o candidato do PDT, Jackson Lago, ex-governador do estado, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março de 2009.

“Hoje temos dois caminhos. Continuar a nossa candidatura, que está fortalecida, ou constituir uma união mais ampla com PSDB, PPS e PDT”, afirmou Dino que, ao ser questionado sobre uma eventual retirada de candidaturas afirmou: “Queremos constituir uma ampla frente dos partidos que não são do campo Sarney no Maranhão. Se for do entendimento da maioria das forças [de que Dino deve retirar a candidatura e apoiar Lago], sim [ele retira a candidatura].”

Dino e Lago conversaram há um mês. A formulação de um acordo com os pedetistas depende da análise do TSE sobre a abrangência do projeto Ficha Limpa – que pode atingir Lago – e da conversa entre o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o presidente do PCdoB, José Renato Rabello.

Segundo Dino, um dos principais ingredientes para a união de forças contra a candidatura de Roseana, filha do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi a decisão da direção nacional do PT, adotada na sexta-feira (11), de intervir no diretório do Maranhão para forçar o partido a apoiar a peemedebista.

Em um encontro estadual realizado no final de abril, os petistas maranhenses haviam declarado apoio a Dino. A cúpula do PT nacional, no entanto, revogou a decisão, revoltando a militância no estado e provocando reações como a greve de fome do deputado Domingos Dutra (PT-MA), que já dura cinco dias no plenário da Câmara dos Deputados.

Dino diz ainda que o apoio petista a favor de Roseana fortaleceu a sua candidatura, mas também criou o ambiente favorável para a união dos partidos de oposição à governadora. Questionado se os petistas teriam maior empenho em fazer campanha, ele foi direto: “Já estão [fazendo campanha a favor de Dino]. Eu é que estou segurando os bichinhos para não ser multado [por campanha eleitoral antecipada].”

Além da viabilidade da candidatura de Lago diante do projeto Ficha Limpa, que veta a concessão de registro ao candidato condenado por um colegiado, o apoio de PSDB e PPS ao pedetista também será abordado nas negociações. Isso porque Dino e o PCdoB apoiam Dilma, enquanto Lago está com Serra
--

Nenhum comentário: