sábado, 19 de junho de 2010

Acordo encerra a greve de fome

A celebração de um acordo coordenado pelo líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), levou o deputado Domingos Dutra (PT-MA) e o líder camponês Manoel da Conceição a encerrarem a greve de fome iniciada no último dia 11.

O entendimento prevê como item central o reconhecimento do direito dos petistas que compõem o campo político liderado por Domingos Dutra de apoiarem Flávio Dino, candidato a governador do Maranhão pelo PCdoB.

Segundo os termos do acordo, há o "reconhecimento do direito dos companheiros do Maranhão de apoiarem os candidatos majoritários de sua escolha dentro do arco de alianças nacional". A decisão de suspender a greve foi tomada após entendimento entre a Liderança do PT e o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra.

O líder do PT, deputado Fernando Ferro, avaliou que o acordo foi positivo."Acho que foi um esforço importante o reconhecimento de um impasse que existia e que nós queríamos superar porque o nosso objetivo principal é a vitória da candidata Dilma Rousseff nas eleições, reconhecendo também as questões regionais. Felizmente, graças à negociação e um processo de reconhecimento de lideranças históricas do PT, e com ajuda da direção nacional do partido, conseguimos estabelecer os procedimentos para o PT fazer a campanha no Maranhão. Por fim, saudamos a vontade política das partes em ajustar esse procedimento que pôs fim à greve de fome dos companheiros, o que para nós é importante tanto para preservá-los como seres humanos, com direitos, como figuras políticas importantes para a história do PT", afirmou.

Colaboraram no processo de finalização do entendimento os deputados petistas Magela (DF), Maria do Rosário (RS) e Virgílio Guimarães (MG), entre outros.

Equipe Informes

Nenhum comentário: