quarta-feira, 16 de junho de 2010

Militante suspende greve de fome por apoio do PT a Roseana

16 de junho de 2010 • 21h08 • atualizado às 21h27 Comentários
65Notícia
ReduzirNormalAumentarImprimirLaryssa Borges
Direto de Brasília
Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão, o militante Manuel da Conceição, suspendeu por 24 horas a greve de fome que fazia desde a última semana sobre a decisão da cúpula petista de renegar apoio à candidatura Flávio Dino (PCdoB) ao governo maranhense e de apoiar o projeto de reeleição da governadora Roseana Sarney no Estado. Já o deputado Domingos Dutra, que também participa do jejum contra a determinação petista de apoiar a campanha da filha do presidente do Senado, continua em greve. Dutra, no entanto, abriu espaço para uma negociação e admite interromper o protesto caso a Justiça dê ganho de causa ao PT.

Dutra listou ao Terra uma série de reivindicações que aponta serem condicionantes para a suspensão da greve de fome. Entre os pedidos estão o aval do PT para que militantes possam fazer livremente campanha para Flávio Dino, que o partido não seja obrigado a citar o nome de Roseana Sarney no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV e que se apurem as denúncias de suborno para que petistas revissem a posição de apoiar Dino ao Palácio dos Leões. A se consolidar palanque duplo no Maranhão, os manifestantes querem ainda que, se Lula e a candidata Dilma Rousseff fizerem campanha por Roseana, que também manifestem apoio a Flávio Dino.

Também nesta quarta o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, afirmou que Dino pode abrir mão da candidatura ao governo maranhense e se aliar ao governador cassado do Estado, Jackson Lago (PDT). O movimento em sentido oposto, com a desistência de Lago, também está sendo negociado e ganharia força, por exemplo, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entenda que a exigência de ficha limpa para a disputa no pleito de outubro envolva também condenações já consolidadas.

Em prol da desistência do governador cassado pesa ainda o fato de Lago ter rompido com o projeto de eleição da petista Dilma Rousseff após o PT ter decidido apoiar a reeleição de Roseana Sarney, sua adversária histórica.


Mais notícias de Estaduais » Redação Terra

Nenhum comentário: