sábado, 12 de junho de 2010

Domingos Dutra e Manoel da Conceição iniciam greve de fome em resposta a decisão do PT

Domingos Dutra, deputado federal do PT do Maranhão, anunciou na tarde desta sexta (11), em sua página no Twitter (http://twitter.com/DomingosDutra13), que estava entrando em greve de fome “por tempo indeterminado”.

O ato extremo é uma resposta à decisão do PT nacional de impor ao diretório do partido no Maranhão a coligação com o PMDB da família Sarney nas eleições estaduais.

No final da tarde, o histórico líder camponês Manoel da Conceição, 75 anos, se juntou ao deputado na greve de fome no plenário da Câmara dos Deputados.

O PT-MA havia decidido apoiar a candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) ao Palácio dos Leões.

A decisão de hoje do Diretório Nacional revoga as decisões do encontro estadual, realizado nos dias 26 e 27 de março.

Manoel da Conceição, que veio a Brasília para acompanhar o encontro do diretório nacional, teve sua entrada barrada na reunião, ocorrida na sede nacional do partido. Após ir às lágrimas e dizer que nem mesmo quando foi torturado na ditadura se sentiu tão humilhado, Manoel obteve permissão para assistir à reunião, sem direito a fala.

Os dirigentes e militantes petistas tentam convencê-lo a não continuar a greve de fome, temendo pela sua saúde, mas ele se mostra irredutível.


Petistas apoiadores da candidatura de Flávio Dino ao governo do MA (Foto: Rogério Tomaz Jr.)
Na segunda-feira, o grupo petista favorável à candidatura de Flávio Dino deve ingressar com ação judicial para questionar a legalidade da decisão da direção nacional da legenda, apontando violação da autonomia partidária.

Independentemente de qual seja a decisão da Justiça, Flávio Dino – que divulgou nota sobre a decisão – já disse contar com o apoio do PCdoB, do PSB e dos petistas em sua campanha.

Além disso, Dino declarou que a pressão da oligarquia Sarney sobre Lula e o PT mostra que o grupo é decadente. “Em 2006 houve essa mesma aliança – PT, PSB e PCdoB – e Roseana Sarney não se preocupou. A ação deles agora mostra o desespero diante da derrota na eleição e que eles estão emplena decadência”, afirmou Flávio, primeiro candidato do PCdoB ao governo de algum estado desde a fundação do partido, em 1922.

O partido também divulgou nota oficial criticando duramente a decisão da cúpula petista.

Abaixo seguem vídeos feito pelo blog com mensagens de Dutra, Manoel e Flávio Dino, além de Genilson Alves e Bira do Pindaré, dirigentes petistas no Maranhão

Nenhum comentário: