terça-feira, 22 de junho de 2010

Resolução da Tendência Marxista

A Coordenação Nacional da TM-PT, em face do aprofundamento da crise do PT do Maranhão, agravada pela intervenção do Diretório Nacional do PT, na respectiva seção estadual, se posiciona:

1) Reiteramos nosso apoio à decisão democrática do Encontro Estadual do Maranhão, registrado em voto contrário no DN-PT à anulação da tática eleitoral e à política de alianças naquele estado.

2) Consideramos legítimos os protestos e a demarcação pública, feita por mais da metade da seção regional do Partido, contrária à imposição de tática eleitoral e da política de aliança que obriga à militância a apoiar o PMDB nas eleições de 2010.

3) Propomos ao DN-PT que aja com rapidez no processo da crise, visando recompor minimamente o diálogo com as lideranças regionais, a partir do reconhecimento de que a situação é complexa, por envolver tensões históricas com a seção estadual do PMDB maranhense. Isso, no contexto em que esse partido, em outras importantes unidades da Federação, não realizou nenhum esforço de reciprocidade em termos de apoio ao PT. E, pior ainda, se alinha em alguns estados, ao nosso adversário estratégico.

4) A situação é complexa. Envolve lideranças históricas da resistência democrática no Brasil, envolve lideranças populares do PT (que se constituíram na luta contra as oligarquias regionais), envolve a normalidade das decisões dos fóruns de base do Partido. Expõe também a contradição entre uma política internacional, praticada pelo governo Lula, e apoiada pelo Partido, que preconiza o diálogo, ao invés da sanção nas relações entre países, e as atitudes adotadas internamente na convivência petista.

5) A relação com o PMDB é decisão de fóruns nacionais do Partido, independentemente se com elas concordamos. No entanto, a aplicação de tal decisão deve ser mediada, qualificada e justificada com mais pormenores. O quadro nacional de alianças com o PMDB é extremamente favorável a esse partido. Sua participação no Governo Federal é substantiva (incluindo aí, a das lideranças desse partido no Maranhão). A atuação de suas bancadas parlamentares se apóia no tradicionalismo, seja na Câmara de Deputados, seja no Senado, trazendo constrangimentos constantes. A já citada adesão de várias de suas seções regionais ao projeto do PSDB-DEM-PPS é reconhecida amplamente. Enfim, o “mapa” de tal relação política (PT-PMDB), que se acresce nas relações municipais também, positiva e negativamente, demonstra que – no mínimo – a aplicação de deliberações nacionais, em cada estado, deve se dar, de modo a preservar e fortalecer o PT local, para que o mesmo continue a exercer sua função crítica e contra-hegemônica, sem violação de sua identidade política e ideológica.

6) Solidarizamo-nos com a maioria da seção petista do estado do Maranhão, contrária à aliança com a oligarquia regional. Consideramos que a decisão legítima do Encontro Estadual deva continuar sendo encaminhada pelos militantes do Partido do estadual. Também conclamamos aos companheiros e companheiras que evitem posturas extremadas, que apontem para o rompimento de relações com o projeto nacional do PT. Sua legítima resistência deve evitar atos que os coloquem em rota de colisão definitiva com o legado de trinta anos de construção petista. É preciso repensar os gestos e as formas de crítica e de protesto, para que pontes de diálogo sejam reconstruídas. Para que os esforços de seus aliados nacionais tenham efetividade e trânsito interno.

Junho de 2010

Saudações socialistas

A CN da TM-PT

Nenhum comentário: