quinta-feira, 26 de julho de 2012

Polícia no Vinhais Velho





Novo conflito foi instalado no início da tarde do dia (25) na Vila de Vinhais Velho, a 6 Km de São Luís (MA), a mais antiga povoação da capital maranhense – que no mês de outubro vai completar 400 anos.

Um batalhão com mais de 150 policiais invadiu a comunidade tradicional, ameaçando as famílias.

É a segunda vez, nesta quinzena, que a PM invade a comunidade. Na sexta-feira passada (16), 20 viaturas, máquinas pesadas e 01 helicóptero, reforçados pelos policiais da Força Nacional de Segurança, a mando da governadora Roseana Sarney, tomou a vila de surpresa, levando os moradores a fazerem uma barreira humana para impedir a destruição do lugar.

O conflito originou-se de uma falha no EIA/RIMA do empreendimento, que omitiu a existência da comunidade tradicional e de sítios arqueológicos no lugar. O empreendimento foi licenciado e apenas no decorrer dos trabalhos das máquinas foi possível constatar o equívoco, quando materiais do início da colonização foram revolvidos e destruídos.

O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual ajuizaram ações judiciais questionando as irregularidades detectadas. Na Justiça Federal foi homologado um acordo, no qual o Governo do Estado se comprometeu a realizar levantamento prévio dos sítios arqueológicos, para que a obra tivesse andamento. A decisão também beneficiou a área do Ipase de Baixo.

Segundo os moradores do Vinhais Velho, não foram realizados os levantamentos na maior parte da área onde são encontrados os artefatos aqueológicos e o trabalho das máquinas não foi suspenso em nenhum momento, desrespeitando a decisão judicial acordada.

Nenhum comentário: