terça-feira, 10 de julho de 2012

Marcha contra os despejos e remoções em São Paulo


http://global.org.br/agenda/?event_id=142

Concentração na Rua Mauá, 340

Dia 11/07/2012 – Quarta-feira- 11 horas


Somos mais de 10 mil pessoas vivendo em condições precárias, áreas de risco, cortiços, favelas e pensões, vítimas de despejos e violência. Estão em andamento, no centro da cidade, várias ordens de reintegração de posse.
O despejo de famílias pobres de suas moradias também ameaça os atingidos pelas grandes obras como o Rodoanel, em regiões como Jardim Paraná, Perus, Carapicuíba e Parada de Taipas. Há ainda as obras da Copa de 2014 e os projetos Nova Luz, Operação Urbana Água Branca e Lapa-Brás, Parque Linear Várzea do Tietê e ameaça de remoção na comunidade Vila Nova Esperança, que levam a desapropriações truculentas e sem negociação.
Essas alterações urbanas violam o direito à moradia, garantido pela Constituição. Remoções devem ser chave a chave: a família só deixa sua casa quando tiver uma nova, em local apropriado.
Temos direito a um lugar para morar sem ameaça de remoção, com educação, saúde, lazer e transporte. O direito à moradia deve ser garantido independente da renda ou da capacidade de pagar do morador.
Não temos acesso às linhas de financiamento para habitação e necessitamos de políticas públicas para garantir o acesso da população mais pobre a uma moradia decente. Resta a nós como única saída a organização popular para lutar e defender os nossos direitos. PRECISAMOS DE NOSSAS MORADIAS! Exigimos que nossos governantes não sejam indiferentes a um problema social tão grave permitindo que sejamos jogados na rua sem nenhum esforço para evitar essa tragédia social! Exigimos que as autoridades públicas não sejam mais coniventes com esse crime.
Que não deixem mais os interesses da especulação imobiliária se sobreporem ao direito à vida.
E exigimos o fim de toda forma de violência ou intimidação antes, durante ou depois da remoção.
As ações truculentas se repetem dia-a-dia, nos despejos e na atuação da polícia contra a população pobre, sobretudo contra jovens e negros. Também o Tribunal de Justiça é hoje um dos maiores inimigos dos que lutam, defendendo os interesses de poucos. Exigimos o fim da criminalização da luta do povo. E para combater a violação de direitos e exigir moradia digna, vamos realizar este ato contra remoções!
Apoio: FLM – Frente de Luta Por Moradia – Associação Mauá – MSTC – Movimento Sem Teto do Centro – Associação Nova Esperança – ASTC – Associação Sem Teto do Centro – MMRC – Movimento de Moradia da Região Central – População em Situação de Rua – Levante Popular da Juventude – Sem Teto Pela Reforma Urbana – Movimento Terra de Nossa Gente – FOMMAESP – Fórum de Moradia e Meio Ambiente do Estado de São Paulo – Movimento de Moradia da Região Norte – Movimento em Defesa das Vitimas do Rodoanel – CMP – Central de Movimentos Populares – Assembleia Popular – Espaço Esquina da Memória

Nenhum comentário: