segunda-feira, 23 de julho de 2012

Morte de jovens cresce 200% em dez anos no Maranhão


http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/07/morte-de-jovens-cresce-200-em-dez-anos-no-maranhao.html

A cada 100 mil habitantes, seis menores são assassinados no Estado.
Causas das mortes estariam relacionadas ao aumento da violência urbana.

Do G1 MA com informações da TV Mirante


Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) revelou que o número de homicídios de jovens cresceu quase 200% em dez anos no Maranhão, como mostra a reportagem do JMTV 2ª Edição.
Os relatos das mães revelam sofrimento pela perda dos filhos, assassinados de forma cruel. A cabelereira Josina Serra, por exemplo, teve o filho de 19 anos executado na porta de casa. O jovem tinha se envolvido com as drogas. A agente comunitária de Sáude, Marlene Gonalves, também ainda chora a morte do filho de 19 anos, assassinado há três anos. Ele vivia em conflito com a lei.
Os esforços das mães para evitar que os filhos se envolvam com drogas e crimes vêm esbarrarando em uma realidade assustadora - o aumento da violência urbana - que apresenta números cada dia maiores. Segundo o Mapa da Violência, divulgado nesta quarta-feira (18) com base em dados do Ministério da Saúde, o Maranhão não passou ileso pelas estatísticas. No ano 2000, a cada 100 mil habitantes, 2,3 menores morreram de forma violenta no Estado.
Uma década depois, o índice aumentou vertiginosamente. A cada 100 mil habitantes, 6,8 crianças e adolescentes foram assassinados no Maranhão em 2010. Apesar do número de homicídios de jovens ainda ser o quarto menor do país, o Estado tem a quinta maior variação do Brasil, com um aumento de 199,7%.

Nenhum comentário: