sexta-feira, 24 de junho de 2011

Um Factóide do Governo Roseana

Uma suposta "bronca" de Roseana Sarney nas autoridades federais que vieram negociar com os quilombolas foi plantada na Coluna do Cláudio Humberto. O objetivo é desfazer o desgaste político que sofreu o Governo Estadual no episódio da audiência pública com os quilombolas acampados no INCRA.

O Governo do Estado tentou a todo custo inviabilizar a presença das Ministras da SDH e da SEPPIR, bem como do presidente nacional do INCRA. Algum gênio iluminado do Governo estadual deve ter avaliado que seria muito cartaz para um movimento social tão contestatório ao governo. De fato, havia várias faixas fazendo duras críticas ao governo Rosena, no local do acampamento.

Durante duas semanas o governo federal preparou a vinda das duas Ministras e do Presidente Nacional do INCRA. Assessores se deslocaram para o Maranhão, para dialogar com as autoridades locais e com as entidades do movimento social.

As comunidades, segundo o combinado, se concentrariam no INCRA, para uma audiência pública que teria início na manhã do dia 22 de junho. Muitos delas fizeram esse deslocamento dos seus povoados desde a noite do dia anterior, sabendo que seriam recebidas no órgão fundiário federal.

Roseana queria que as autoridades do governo federal fizessem a audiência pública no Palácio dos Leões, sem a presença incômoda de uma grande plenária de quilombolas. Enviou recados na noite do dia anterior para a CPT, avisando que a audiência aconteceria no Palácio do Governo, desconhecendo o que já havia sido acordado entre o Governo Federal e os quilombolas. Era muita pretensão!

A Coluna do Cláudio Humberto comprou e factóide e ainda comprovou que está completamente desinformada. Chiquinho Escórcio, que foi vaiado na plenária, não poderia cobrar repasse de dinheiro do governo federal, porque o Estado está simplesmente inadimplente. Recursos para vários setores do governo estão represados porque o Estado não prestou contas de recursos recebidos anteriormente.

Depois, convenhamos, o Governo Roseana só trabalha com recursos do governo federal? Isso é que se chama fazer cortesia com o chapéu dos outros.

Depois de passar a semana tentando se esquivar das responsabilidades da pauta dos quilombolas - atribuindo a audiência pública tarefas exclusivamente do governo federal - não ficou satisfeito o Governo Estadual. Primeiro tentou abortar a vinda das autoridades de Brasília. Depois tentou tumulturar a própria audiência pública. Agora ainda espalha que deu bronca nas autoridades do Governo Lula. Quem é Roseana para dar bronca em alguém?

Nenhum comentário: