sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dupla matou extrativistas a mando de fazendeiro, diz polícia

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5174965-EI5030,00-Dupla+matou+extrativistas+a+mando+de+fazendeiro+diz+policia.html

Polícia divulgou retrato falado de suspeitos de matar o casal no Pará
ReduzirNormalAumentarImprimirUm fazendeiro conhecido como José Rodrigues é apontado pela Polícia Civil do Pará de ser o mandante do assassinato do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, em Nova Ipixuna, no sudeste do Estado. Rodrigues teve a prisão preventiva solicitada à Justiça da comarca do município. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

O casal foi assassinado a tiros por dois pistoleiros na estrada que dá acesso ao assentamento de extrativistas Praialta Piranheira. Segundo a polícia, o fazendeiro teria encomendado o crime por R$ 5 mil. Ontem, foram divulgados os retratos falados de dois suspeitos. O motivo do crime seria o fato de Rodrigues ter comprado lotes de terra destinados a vários assentados para expandir sua criação de gado na área. Ele é proprietário de uma fazenda vizinha aos limites do assentamento dos extrativistas. Ao tomar conhecimento da negociação dos lotes, José Cláudio teria impedido a venda, ordenando que os assentados permanecessem nos lotes. Mesmo sem qualquer ordem judicial, Rodrigues foi ao assentamento acompanhado de policiais, com o objetivo de expulsar os agricultores dos lotes que desejava comprar. Entretanto, ao saber do fato, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou que os lotes pertenciam ao assentamento. Com a frustração de seus planos, segundo uma testemunha, o fazendeiro teria afirmado que o casal, mais cedo ou mais tarde, pagaria caro pela perda dos lotes.

Nenhum comentário: