quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quilombolas protestam na frente do TJ

Dezenas de quilombolas, de diferentes municípios do Estado, amanheceram hoje, na frente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Eles protestam contra a morosidade dos processos de titulação INCRA, em trâmite nos órgãos fundiários, e exigem uma postura diferente do Poder Judiciário, no tratamento de suas questões fundiárias.

No Maranhão, o ITERMA continua sem estruturas materiais para atender a demanda dos quilombos situados em terras devolutas estaduais. O INCRA, envolvido em denúncia de corrupção, está praticamente paralisado,  aguardando a definição do governo federal em relação ao novo superintendente.

O Poder Judiciário comumente trata quilombos centenários como invasores e os confunde com o movimento sem terra. E quando se encontra magistrado com coragem para decidir, o TJ reforma a decisão, sempre em favor dos grandes proprietários.

Esse quadro bem que poderia ser diferente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Significado da palavra CHARCO: Brejo, atoleiro, banhado, pântano.
Não foi sem motivos que os escravos escolheram esse local para se refugiar das maldades dos seus senhores, visto que era e é de difícil acesso.
Hoje os remanescentes desse quilombo sofrem ainda os castigos que deveria ser para seus antepassados.
Estamos no século 21, num pais democrático de direito, onde todos somos iguais perante à lei. "pena que a lei não sejaigual para todos".
Deixo mais uma canção e dedico a você e a todos aqueles que lutam por igualdade social neste pais.

Eu só peço a Deus
Mercedes Sosa
Composição : Leon Gieco e Raul Ellwanger;

(bis)
Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o que eu queria

Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucado brutalmente

Eu só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um monstro grande, pisa forte
Toda foram de inocência desta gente

É um monstro grande, pisa forte
Toda foram de inocência desta gente