quarta-feira, 22 de junho de 2011

Acampamento Quilombola negocia pauta no INCRA

Cerca de 1.200 quilombolas estão na sede do INCRA, negociando uma extensa pauta, envolvendo conflitos, segurança pública e infra-estrutura para as comunidades.

A sede do órgão, logo no início da manhã, estava lotada de jornalistas, que faziam a cobertura do evento. As duas Ministras, Maria do Rosário (SDH-PR) e e Luiza Barros (SEPPIR), estavam acompanhadas pelo presidente do INCRA, Celso Lacerda, e de vários assessores.

No gabinete da superintendência, houve uma reunião prévia, para organizar a audiência e logo depois as autoridades desceram para o auditório, repleto de quilombolas e de jornalistas.

As negociações estão em curso e os quilombolas já apresentaram a pauta. Chamou a atenção a simpatia da Ministra Maria do Rosário, que cantou e dançou junto com os quilombolas.

Também foi motivo de curiosidade a estrondosa vaia que Chiquinho Escórcio levou da plenária. Ele entrou no auditório e foi se esgueirando, até subir no estrado onde se localiza a mesa de autoridades. Postou-se ao fundo, de modo a ficar bem visível pela mídia.

Os quilombolas pareciam já ter conhecimento do esforço do governo estadual para inviabilizar a vinda das autoridades de Brasília, temendo desgastes. Quando houve o anúncio da presença de Chiquinho, explodiram as vaias e os gritos de protestos. Foi constrangedor.

Nenhum comentário: