quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O livro "O Partido da Terra", de Alceu Luís Castilho


http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-livro-o-partido-da-terra-de-alceu-luis-castilho

Por zanuja castelo branco
Do Terra Arrasada
Cai a máscara tucana
.
O jornalista Alceu Luís Castilho foi meticuloso: passou nada mais, nada menos do que três anos pesquisando, comparando, analisando e computando em torno de 13 mil declarações de renda entregues ao TSE por milhares de políticos eleitos, espalhados por todo o Brasil. Clicando aqui você poderá comprar este livro. Lendo, poderá descobrir o que descobriu também o professor Juremir Machado, colunista do Correio do Povo/RS: que o PSDB é o partido com mais latifundiários no Brasil.
Tem mais coronel no PSDB do que no DEM, do que no PP, do que em qualquer partido que assuma, sem meias-palavras, trabalhar em prol dos ruralistas.
Pois é… essa gente que critica a base governista na atuação do código florestal e que bota lenha na fogueira pseudo-ambiental da construção de Belo Monte é, além de latifundiária, dona de terras em municípios onde o Brasil quebra recordes sucessivos de desmatamento de florestas nativas por queimada.
Mas a hipocrisia não tem limites. O Tribunal de Contas da União acaba de divulgar a lista de políticos ficha-suja que concorrem sob júdice nesta eleição de 2012; a relação está aqui. E ganha um doce quem adivinhar qual o partido com mais políticos inelegíveis, ou o partido cujos gestores tiveram mais contas reprovadas pela União em todo território nacional.
Acertou quem disse o PSDB. O PSDB que aciona a imprensa podre para pregar moralidade e o fim da corrupção quando se trata de deter o avanço social promovido por Lula e Dilma. E o fazem com um discurso falso, oco, cínico e hipócrita. A prova é que entre os 317 barrados pelo TCU, simplesmente 56 deles (quase 18%) são do PSDB de FHC e Serra.
Sim, do FHC e Serra porque, entre os 56 tucanos apontados como inelegíveis, 53 concorrem a uma cadeira por São Paulo. E não é de se espantar que seu maior expoente no estado seja acusado de articular o que o jornalista Amaury Ribeiro Jr. batizou de Privataria Tucana em seu livro.

Agora você já sabe que o partido que mais faz coro aos descontentes quando se refere à preservação do meio-ambiente e ao código florestal também é o partido que mais tem latifundiários no Brasil e que, onde eles possuem seus hectares, as florestas batem recordes de desmatamentos por queimadas.
Agora você já sabe que aquela turminha do “Cansei” e do nariz de palhaço só encontra coragem para protestar em frente a uma câmera da Globo, com sua meia-dúzia de elitistas, insuflada pelo partido que tem gestores mais impróprios, prefeitos de cidades onde o dinheiro mais sumiu e, enfim, pelo partido que mais tem fichas sujas no Brasil.
Só falta saber quem são os homens mais ricos do Brasil. Será que, por coincidência, são aqueles que ironizam o PT desde o governo Lula com suas piadinhas sobre “bolsa-banqueiro” e “bolsa-esmola”? Será?…
.
Fonte: O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário: