quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Morre Carlos Nelson Coutinho, cientista político e professor da UFRJ


http://www.cartacapital.com.br/sociedade/morre-carlos-nelson-coutinho-cientista-politico-e-professor-da-ufrj/


Morreu na manhã desta quinta-feira 20, no Rio de Janeiro, o cientista político Carlos Nelson Coutinho. Ele tinha 70 anos e sofria de câncer. A informação foi publicada no site da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde Coutinho ministrava aulas de Teoria Política.
O professor era um dos maiores especialistas no pensamento do filósofo húngaro György Lukács e de Antonio Gramsci
Livre-docente da UFRJ, ele é reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no pensamento do filósofo húngaro György Lukács e do italiano Antonio Gramsci. É autor da elogiada tradução para o português de O capital, de Karl Marx. Entre seus livros publicados, estão Gramsci, um estudo sobre seu pensamento político e A democracia como valor universal. Seu último livro, De Rousseau a Gramsci, foi publicado em 2011 pela Boitempo Editorial.
Baiano de Itabuna, formou-se em filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e se dedicou à crítica cultural nos anos 1960 e 1970. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e, mais tarde, do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
O corpo de Carlos Nelson Coutinho é velado nesta quinta-feira no átrio do Palácio Universitário, no Campus da UFRJ na Praia Vermelha. Será cremado na manhã da sexta-feira 21 no cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.
No sábado 22 a Boitempo prestará homenagem ao professor no encerramento do III Curso Livre Marx-Engels, do qual era grande entusiasta. O evento será realizado no Sindicato dos Bancários de São Paulo, localizado na Rua São Bento, 413, às 16h30.

Nenhum comentário: