quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Federal de Viçosa veta Dalton Trevisan em vestibular

http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/federal-de-vicosa-veta-dalton-trevisan-em-vestibular?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed&
Livro de contos 'Violetas e Pavões' foi retirado da prova da UFV após protestos de pais e professores de cursinho. Abaixo-assinado lançado nesta terça-feira na internet por acadêmicos e estudantes tenta recolocar a obra no programa
O escritor Dalton Trevisan em foto de 1990
O escritor Dalton Trevisan em foto de 1990 (JOEL ROCHA )
Quem achou retrógrada a cena em que a estudante Malvina Tavares (Vanessa Giácomo) foi repreendida, em plena década de 1920, por ler O Crime de Padre Amaro na nova versão televisiva de Gabriela, de Jorge Amado, deve ficar ainda mais chocado com a decisão tomada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), nesta segunda-feira, 3 de setembro de 2012. Atendendo a pedidos de pais e professores de cursinhos preparatórios, a UFV retirou o livro de contos Violetas e Pavões, do escritor curitibano Dalton Trevisan, do programa de seu vestibular deste ano. Isso porque a obra possui elementos picantes como erotismo, drogas e crimes.
LEIA: Confira um trecho do livro vetado, Violetas e Pavões
A amizade que terminou em bate-boca entre Miguel Sanches Neto e Dalton Trevisan
"A Diretoria de Vestibular e Exames da UFV informa que, por determinação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em reunião realizada no dia 3 de setembro, o livro Violetas e Pavões, do escritor Dalton Trevisan (editora Record), foi retirado da prova de seleção do Colégio de Aplicação Coluni. Os demais itens do conteúdo de Língua Portuguesa e Literatura, constantes no edital, foram mantidos", diz nota publicada nesta terça-feira pelo site da UFV.
Como reação, acadêmicos e estudantes lançaram um abaixo-assinado na internet para restituir ao programa do vestibular da UFV a obra de Trevisan, 86, contista poderoso que este ano recebeu o Prêmio Camões, um dos maiores títulos da literatura de língua portuguesa. "Dalton Trevisan é um renomado escritor paranaense que recebeu o estimado prêmio de literatura da 24ª edição do Prêmio Camões em Lisboa (2012), que representa atualmente o principal reconhecimento da literatura luso-brasileira. O autor discute importantes temas da contemporaneidade, bem como questões transversais que fazem parte do contexto juvenil que se insere os candidatos do processo seletivo", diz o texto de apresentação do abaixo-assinado.
Procurada, a editora Record não quis se pronunciar a respeito.

Nenhum comentário: