quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NOVA OCUPAÇÃO NO INCRA


http://www.viasdefato.jor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=829:nova-ocupacao-no-incra&catid=4:noticias


Qui, 29 de Setembro de 2011 19:15 Vias de Fato

Nesta sexta-feira (30/09), lavradores sem terra, indígenas, quilombolas, e representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento Sem Terra (MST), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Sociedade de Direitos Humanos, Comissão de Direitos Humanos da OAB e Cáritas Brasileira, reúnem-se a partir das 8h da manhã, na sede do INCRA no Maranhão, com representantes do governo federal.

O objetivo da reunião é dar cumprimento ao acordo firmado com os governos federal e estadual no fim de agosto, onde cerca de 300 quilombolas, índios e sem-terra ocuparam a sede do INCRA chegando a bloquear os portões do órgão.

O acampamento foi desfeito no dia 1º de setembro com a promessa de que seriam recebidos dia 30 de setembro pelo Superintendente Nacional do INCRA, Celso Lacerda, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, além de representantes da FUNAI e Fundação Palmares.

A pauta de reivindicações inclui a regularização de terras e a solução dos conflitos causados pela ausência destas mesmas regularizações. Hoje, no Maranhão, mais de 80 pessoas que vivem no campo, estão ameaçadas de morte por conta de conflitos fundiários. Na parte da manhã acontecerá uma reunião com representantes das entidades e a direção do INCRA e à tarde será realizada uma plenária no auditório com os acampados, onde decidirão os rumos do acampamento.

Nenhum comentário: