quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mais um lavrador é assassinado em assentamento de Santa Luzia

http://www.jornalpequeno.com.br/2011/9/29/mais-um-lavrador-e-assassinado-em-assentamento-de-santa-luzia-171749.htm

POR OSWALDO VIVIANI

O lavrador João Conceição da Silva, de 29 anos, foi assassinado no início da noite de sábado (24), no assentamento Flexal (município de Santa Luzia do Tide, a 294 quilômetros de São Luís). João Conceição foi morto com um tiro de espingarda calibre 20, perto de um açude, a 3 quilômetros da sede do assentamento. O disparo acertou a vítima no peito esquerdo.

Há pelo menos duas versões quanto à motivação do crime. Pode estar ligado, segundo o irmão do lavrador, o mecânico lanterneiro Antônio Conceição da Silva, 33, ao conflito entre líderes de associações de assentados por recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou, de acordo com declaração do delegado Carlos Alessandro Rodrigues Assis, de Buriticupu, a um desentendimento vinculado ao tráfico de drogas.
A versão de motivação ligada ao conflito entre assentados se apóia no fato de o pai da vítima – Antonio Ribeiro da Silva, de 63 anos – ter sido vice-presidente da Associação dos Pequenos Trabalhadores Rurais do Povoado Flexal, que teve seu presidente, Francisco Vieira Viana, o “Chico Caçador”, assassinado por pistoleiros, em 4 de abril do ano passado.

Segundo investigações da polícia e do Ministério Público Estadual, a empresa Flechal Construções e Empreendimentos Ltda ganhou licitação para construir 31 casas no assentamento. Como adiantamento sacou R$ 44 mil reais da conta da associação, mas nunca ergueu nenhuma moradia. “Chico Caçador” denunciou o sumiço do dinheiro e foi executado. Os donos da Flechal Construções – Francisco de Araújo Sales e Francisco Matias da Silva – foram presos dois meses depois do assassinato de “Chico Caçador”, mas já estão soltos.

As fraudes envolvendo desvios de recursos do Incra que deveriam ser destinados à construção e reforma de casas em assentamentos rurais levaram a Polícia Federal e desencadear, no final de fevereiro passado, a Operação Donatário, que cumpriu 39 mandados de busca e apreensão de documentos na sede do órgão, no Anil. Dois ex-presidentes do Incra-MA, Benedito Terceiro e Raimundo Monteiro estão entre os envolvidos na investigação da PF.

Tráfico de drogas – Já de acordo com a versão sustentada pelo delegado Carlos Alessandro, o lavrador João Conceição da Silva teria sido visto, momentos antes de ser morto, bebendo na companhia de três homens – Antonio Alves Martins, conhecido como “Índio”; Getúlio Lopes de Melo; e e Dioquino dos Santos da Silva. Segundo o delegado, os três são usuários de maconha, e João Conceição lhes fornecia a droga. Um desentendimento durante a negociação teria gerado o homicídio de João Conceição.

Ontem à tarde, o delegado Carlos Alessandro informou ao Jornal Pequeno que Índio, Getúlio e Dioquino foram presos por policiais de Buriticupu na terça-feira (27), às 17h, no assentamento Flexal, sendo conduzidos na manhã de ontem (28) para Santa Luzia.

Com Getúlio e Dioquino, a polícia encontrou espingardas de fabricação artesanal. Já “Índio” guardava em sua casa uma espingarda calibre 20, compatível com a arma do crime.

O caso será investigado pelo delegado Estefânio Assunção Aragão, da delegacia regional de Santa Luzia. O delegado agrário Domingos Cartaxo também acompanhará a apuração do crime.

Ontem (28), o irmão da vítima, Antonio Conceição Silva, que mora em Parauapebas (PA), esteve na sede do Comando da Polícia Militar, onde pediu ao coronel Flávio Antonio Silva de Jesus (representante agrário da PM-MA) segurança policial para retirar do assentamento Flexal seu pai, Antonio Ribeiro da Silva, sua mãe, Maria da Conceição, e seu irmão, Miguel Conceição da Silva.

Segundo Antonio Conceição afirmou ao JP, seus familiares correm risco de morte caso permaneçam na região.

O comandante da PM-MA, coronel Franklin Pachêco, acatou o pedido, e o pai, a mãe e o irmão do lavrador assassinado devem ir para o município de Lago Verde.

Nenhum comentário: