quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Duas mortes em menos de 24 horas em Pedrinhas

Em menos de 24 horas, dois detentos já foram mortos em Pedrinhas, todos no dia de hoje. O primeiro foi morto na madrugada desta quinta-feira. Josivaldo Pinheiro Lindoso – de 35 anos -, foi encontrado com sinais de estrangulamento, na Cela 9, do Centro de Triagem do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

O outro preso, identificado como Sildener Pinheiro Martins, 19 anos, foi assassinado na tarde desta mesma quinta-feira, no Centro de Detenção Provisória (CDP), conhecido como Cadeião. Sildener foi morto a chuçadas em consequência de briga de membros da mesma facção criminosa.  O assassinato foi no bloco Alfa do CDP. Ele era da sala 6 e foi encontrado morto na sala 13.

Isso tudo ocorre depois de o Governo anunciar a intervenção da PM no complexo penitenciário de Pedrinhas. A presença armada e ostensiva dos militares, com o previsto, não está sendo capaz de conter a violência entre os presos.

Já é hora de refletir melhor sobre esse problema. É preciso avaliar tudo o que foi produzido em termos de investigações de rebeliões, desde 2010.  É preciso saber o andamento dessas investigações, por onde tramitam esses processos. Fazer a ligação de fatos e de pessoas, dentro de um movimento atípico no sistema prisional. 

Sem atingir os núcleos de onde partem as deliberações pela matança, não iremos muito longe. 

Tudo isso não descartando as obras de emergência para abrir novas vagas e descentralizar as unidades prisionais, com um novo método para ressocialização.

Ao fim e ao cabo, indagar por quê e para quê se prende. Esse modelo de justiça criminal já era.

Nenhum comentário: