segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MPX obtém licença para construir mais 1,8GW em térmicas no Parnaíba

http://www.nuca.ie.ufrj.br/blogs/gesel-ufrj/index.php?/archives/23624-MPX-obtem-licenca-para-construir-mais-1,8GW-em-termicas-no-Parnaiba.html

A MPX comunicou o mercado, nesta quinta-feira (24/11), que obteve junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) licença de instalação para mais 1.859MW no complexo termelétrico do Parnaíba. O empreendimento, fruto de uma parceria entre a empresa (70%) e a Petra Energia (30%), já tinha autorização para 1.863MW. Agora, com a nova licença, a empresa pode tocar obras para ter até 3.722MW na região. No momento, estão em construção 1.531MW em termelétricas a gás no local, todas com contratos de comercialização de longo prazo fechados. O fornecimento do combustível será assegurado pela OGX Maranhão. No anúncio enviado ao mercado, a MPX destaca que o complexo termelétrico "tem localização privilegiada, não apenas por estar na área dos blocos produtores de gás natural, mas também pela viabilidade de conexão ao SIN através do seccionamento de linhas de transmissão já existentes, o que resultará em baixos custos de interligação". (Jornal da Energia – 24.11.2011)

Nota do blog: Você sabe o que é uma Usina Térmica? Continue lendo:
Produzem energia elétrica através de um gerador que é impulsionado pela queima de combustível. Ao queimar, o combustível aquece uma caldeira com água, produzindo vapor com uma pressão tão alta que move as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador.
O combustível para as usinas térmicas pode ser carvão, óleo, gás natural e madeira.
Principais impactos ambientais negativos de usinas térmicas:
Emitem gases que contribuem para o efeito estufa, tais como o dióxido de carbono;
No caso das usinas térmicas a carvão e óleo, também há emissão de óxidos de enxofre e nitrogênio, que se liberados na atmosfera podem ocasionar chuvas ácidas prejudiciais à agricultura e florestas.
Geram resíduos nas atividades de manutenção de seus equipamentos.

Nenhum comentário: