quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Greve dos Professores

Greve dos Professores
A decisão do STF pegou o governo de calças curtas. A guerra midiática consistia numa estratégia de desqualificar politicamente o movimento grevista, taxado como massa de manobra da família Sarney. O desfecho da batalha seria a decisão favorável do STF, uma derrota ampla em todos níveis para os professores. Não foi assim, embora a decisão do Supremo não seja definitiva.
O saldo dessa batalha foi negativo para o governo. As pessoas de bom senso (e dentre os eleitores de Jackson talvez sejam a maioria) não engoliram a estratégia de comunicação nazista e o tratamento policial que foi dado ao tema. A categoria está espalhada no Estado inteiro e forma opinião rapidamente. A metodologia equivocada da proposição da chamada "lei do cão" inviabilizou a possibilidade de um bom debate acerca de seu conteúdo, com a participação das categorias interessadas.
O governo tensionou e foi tensionado. Tentou passar o rolo compressor e foi derrotado em todos os níveis. Para acabar de completar, o PMDB propôs a ADI e faturou politicamente. Ricardo Murad é o herói dos professores, logo ele que tanto massacrou os trabalhadores em Coroatá. O advogado que assinou a ação é o mesmo que provocou a operação furacão.

Nenhum comentário: