quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

02/08/2007

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Crise Aérea 3
Mas essa onipotência da mídia tem sido contestada socialmente,
> politicamente e artisticamente: o que se passa hoje no Iraque, a revolta
> dos jovens franceses de origem africana e oriental, o fracasso do golpe
> contra Chavez, na Venezuela, a "crise do mensalão" e a "crise aérea", no
> Brasil, um livro como "O apanhador de pipas" ou um filme como "Filhos da
> Esperança" são bons exemplos da contestação dessa onipotência midiática
> fundada na tecnologia do virtual.
>
>
>
> Pedi à professora Marilena Chauí para responder a essas três perguntas
> para usar no curso sobre "Telejornalismo" que dou, no momento, na Casa do
> Saber, em São Paulo. (http://www.casadosaber.com.br/)
> Esse texto entra no ar, aqui no iG, no Conversa Afiada, ao mesmo tempo
> em que os alunos do curso recebem uma cópia.
> Os livros citados são: "Leituras da Crise"- "Diálogos sobre o PT, a
> Democracia Brasileira e o Socialismo", Editora Fundação Perseu Abramo, São
> Paulo, 2006, com entrevistas também de Leonardo Boff, João Pedro Stedile e
> Wanderley Guilherme dos Santos; e "Simulacro e Poder" - Uma Análise da
> Mídia" - Marilena Chauí, Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2006.
> (PHA)
>


Escrito por pedrosa às 16h45
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Crise Aérea 2
2) Como a sra. avalia a reação do Governo Lula à atuação da mídia nesse
> episódio ?
> Fraca e decepcionante, como no caso do mensalão. Demorou para se
> manifestar. Quando o fez, se colocou na defensiva.
> O que teria sido politicamente eficaz e adequado?
> Já na primeira hora, entrar em rede nacional de rádio e televisão e
> expor à população o ocorrido, as providências tomadas e a necessidade de
> aguardar informações seguras.
> Todos os dias, no chamado "horário nobre", entrar em rede nacional de
> rádio e televisão, expondo as ações do dia não só no tocante ao acidente,
> mas também com relação às questões aéreas nacionais, além de apresentar
> novos fatos e novas informações, desmentindo informações incorretas e
> alertando a população sobre isso.
> Mobilizar os parlamentares e o PT para uma ação nacional de informação,
> esclarecimento e refutação imediata de notícias incorretas.
>
> 3) Em "Leituras da Crise", a sra. discute a tentativa do impeachment do
> Presidente na chamada "crise do mensalão". Há sra. vê sinais de uma nova
> tentativa de impeachment ?
> Sim. Como eu disse acima, a mídia e setores da oposição política ainda
> estão inconformados com a reeleição de Lula e farão durante o segundo
> mandato o que fizeram durante o primeiro, isto é, a tentativa contínua de
> um golpe de Estado. Tentaram desestabilizar o governo usando como arma as
> ações da Polícia Federal e do Ministério Público e, depois, com o caso
> Renan (aliás, o governador Requião foi o único que teve a presença de
> espírito e a coragem política para indagar porque não houve uma CPI contra
> o presidente FHC, cuja história privada, durante a presidência, se
> assemelhou muito à de Renan Calheiros). Como nenhuma das duas tentativas
> funcionou, esperou-se que a "crise aérea" fizesse o serviço. Como isso não
> vai acontecer, vamos ver qual vai ser a próxima tentativa, pois isso vai
> ser assim durante quatro anos.
> 4) No fim de "Simulacro e Poder" a sra. diz: "... essa ideologia opera com
> a figura do especialista. Os meios de comunicação não só se alimentam
> dessa figura, mas não cessam de instituí-la como sujeito da comunicação
> ...Ideologicamente ... o poder da comunicação de massa não é igual ou
> semelhante ao da antiga ideologia burguesa, que realizava uma inculcação
> de valores e idéias. Dizendo-nos o que devemos pensar, sentir, falar e
> fazer, (a comunicação de massa) afirma que nada sabemos e seu poder se
> realiza como intimidação social e cultural... O que torna possível essa
> intimidação e a eficácia da operação dos especialistas ... é ... a
> presença cotidiana ... em todas as esferas da nossa existência ... essa
> capacidade é a competência suprema, a forma máxima de poder: o de criar
> realidade. Esse poder é ainda maior (igualando-se ao divino) quando,
> graças a instrumentos técnico-cientificos, essa realidade é virtual ou a
> virtualidade é real..." Qual a relação entre esse trecho de "Simulacro e
> Poder" e o que se passa hoje ?
> Antes de me referir à questão do virtual, gostaria de enfatizar a
> figura do especialista competente, isto é, daquele é supostamente portador
> de um saber que os demais não possuem e que lhe dá o direito e o poder de
> mandar, comandar, impor suas idéias e valores e dirigir as consciências e
> ações dos demais. Como vivemos na chamada "sociedade do conhecimento",
> isto é, uma sociedade na qual a ciência e a técnica se tornaram forças
> produtivas do capital e na qual a posse de conhecimentos ou de informações
> determina a quantidade e extensão de poder, o especialista tem um poder de
> intimidação social porque aparece como aquele que possui o conhecimento
> verdadeiro, enquanto os demais são ignorantes e incompetentes. Do ponto de
> vista da democracia, essa situação exige o trabalho incessante dos
> movimentos sociais e populares para afirmar sua competência social e
> política, reivindicar e defender direitos que assegurem sua validade como
> cidadãos e como seres humanos, que não podem ser invalidados pela
> ideologia da competência tecno-científica. E é essa suposta competência
> que aparece com toda força na produção do virtual.
> Em "Simulacro e poder" em me refiro ao virtual produzido pelos novos
> meios tecnológicos de informação e comunicação, que substituem o espaço e
> o tempo reais - isto é, da percepção, da vivência individual e coletiva,
> da geografia e da história - por um espaço e um tempo reduzidos a um única
> dimensão; o espaço virtual só possui a dimensão do "aqui" (não há o
> distante e o próximo, o invisível, a diferença) e o tempo virtual só
> possui a dimensão do "agora" (não há o antes e o depois, o passado e o
> futuro, o escoamento e o fluxo temporais). Ora, as experiências de espaço
> e tempo são determinantes de noções como identidade e alteridade,
> subjetividade e objetividade, causalidade, necessidade, liberdade,
> finalidade, acaso, contingência, desejo, virtude, vício, etc. Isso
> significa que as categorias de que dispomos para pensar o mundo deixam de
> ser operantes quando passamos para o plano do virtual e este substitui a
> realidade por algo outro, ou uma "realidade" outra, produzida
> exclusivamente por meios tecnológicos. Como se trata da produção de uma
> "realidade", trata-se de um ato de criação, que outrora as religiões
> atribuíam ao divino e a filosofia atribuía à natureza. Os meios de
> informação e comunicação julgam ter tomado o lugar dos deuses e da
> natureza e por isso são onipotentes - ou melhor, acreditam-se onipotentes.
> Penso que a mídia absorve esse aspecto metafísico das novas tecnologias, o
> transforma em ideologia e se coloca a si mesma como poder criador de
> realidade: o mundo é o que está na tela da televisão, do computador ou do
> celular. A "crise aérea" a partir da encenação espetacularizada da
> tragédia do acidente do avião da TAM é um caso exemplar de criação de
> "realidade".


Escrito por pedrosa às 16h44
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Crise Aérea
Subject: A Invenção da Crise Aérea - Por: Marilena Chauí (Interessante)


> Entrevista concedida a Paulo Henrique Amorim para o Blog - Conversa Afiada
> do iG
>
> Era o fim da tarde. Estava num hotel-fazenda com meus netos e resolvemos
> ver jogos do PAN-2007. Liguei a televisão e "caí" num canal que exibia um
> incêndio de imensas proporções enquanto a voz de um locutor dizia: "o
> governo matou 200 pessoas!". Fiquei estarrecida e minha primeira reação
> foi típica de sul-americana dos anos 1960: "Meu Deus! É como o La Moneda e
> Allende! Lula deve estar cercado no Palácio do Planalto, há um golpe de
> Estado e já houve 200 mortes! Que vamos fazer?". Mas enquanto meu
> pensamento tomava essa direção, a imagem na tela mudou. Apareceu um
> locutor que bradava: "Mais um crime do apagão aéreo! O avião da TAM não
> tinha condições para pousar em Congonhas porque a pista não está pronta e
> porque não há espaço para manobra! Mais um crime do governo!". Só então
> compreendi que se tratava de um acidente aéreo e que o locutor
> responsabilizava o governo pelo acontecimento.
> Fiquei ainda mais perplexa: como o locutor sabia qual a causa do
> acidente, se esta só é conhecida depois da abertura da caixa preta do
> avião? Enquanto me fazia esta pergunta e angustiada desejava saber o que
> havia ocorrido, pensando no desespero dos passageiros e de suas famílias,
> o locutor, por algum motivo, mudou a locução: surgiram expressões como
> "parece que", "pode ser que", "quando se souber o que aconteceu". E eu me
> disse: mas se é assim, como ele pôde dizer, há alguns segundos, que o
> governo cometeu o crime de assassinar 200 pessoas?
> Mudei de canal. E a situação se repetia em todos os canais: primeiro,
> a afirmação peremptória de que se tratava de mais um episódio da crise do
> apagão aéreo; a seguir, que se tratava de mais uma calamidade produzida
> pelo governo Lula; em seguida, que não se sabia se a causa do acidente
> havia sido a pista molhada ou uma falha do avião. Pessoas eram
> entrevistadas para dizer (of course) o que sentiam. Autoridades de todo
> tipo eram trazidas à tela para explicar porque Lula era responsável pelo
> acidente. ETC.
> Mas de todo o aparato espetacular de exploração da tragédia e de
> absoluto silêncio sobre a empresa aérea, que conta em seu passivo com mais
> de 10 acidentes entre 1996 e 2007 (incluindo o que matou o próprio dono da
> empresa!), o que me deixou paralisada foi o instante inicial do
> "noticiário", quando vi a primeira imagem e ouvi a primeira fala, isto é,
> a presença da guerra civil e do golpe de Estado. A desaparição da imagem
> do incêndio e a mudança das falas nos dias seguintes não alteraram minha
> primeira impressão: a grande mídia foi montando, primeiro, um cenário de
> guerra e, depois, de golpe de Estado. E, em certos casos, a atitude chega
> ao ridículo, estabelecendo relações entre o acidente da TAM, o governo
> Lula, Marx, Lênin e Stálin, mais o Muro de Berlim!!!
>
> 1) Que papel desempenhou a mídia brasileira - especialmente a televisão -
> na "crise aérea" ?
> Meu relato já lhe dá uma idéia do que penso. O que mais impressiona é
> a velocidade com que a mídia determinou as causas do acidente, apontou
> responsáveis e definiu soluções urgentes e drásticas!
> Mas acho que vale a pena lembrar o essencial: desde o governo FHC, há
> o projeto de privatizar a INFRAERO e o acidente da GOL, mais a atitude
> compreensível de auto-proteção assumida pelos controladores aéreos foi o
> estopim para iniciar uma campanha focalizando a incompetência
> governamental, de maneira a transformar numa verdade de fato e de direito
> a necessidade da privatização. É disso que se trata no plano dos
> interesses econômicos.
> No plano político, a invenção da crise aérea simplesmente é mais um
> episódio do fato da mídia e certos setores oposicionistas não admitirem a
> legitimidade da reeleição de Lula, vista como ofensa pessoal à competência
> técnica e política da auto-denominada elite brasileira. É bom a gente não
> esquecer de uma afirmação paradigmática da mídia e desses setores
> oposicionistas no dia seguinte às eleições: "o povo votou contra a opinião
> pública". Eu acho essa afirmação o mais perfeito auto-retrato da mídia
> brasileira!
>

Escrito por pedrosa às 16h41

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