quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Correntões

Os dez deputados que votaram a favor do projeto de lei, de autoria da deputada Helena Barros Heluy (PT), para proibição do uso de correntões em desmatamentos no Maranhão, foram parabenizados por ela, da tribuna da Assembléia, na sessão desta quinta-feira (16), quando a parlamentar petista fez referências e elogios pela “independência, convicções, liberdade interior, consciência”. Afonso Manoel, Antônio Pereira, Chico Gomes, Eliziane Gama, Fátima Vieira, Maura Jorge, Pavão Filho, Valdinar Barros e Victor Mendes.
Helena parabenizou, de forma especial, as deputadas da bancada feminista que, em sua maioria e com sua sensibilidade, compreendenram o sentido do projeto de lei, cujo objetivo principal era a proteção à natureza e à vida em todos os seus aspectos.
O poderoso lobby dos produtores de soja e eucalipto derrotou, na quarta-feira (15), por 22 votos a 10, o projeto que determinava o fim dessa prática que retira, desde a raiz, milhares de hectares de mata nativa, incluindo espécies frutíferas que ajudam na susbsistência das populações, além de destruir espécies animais. Mesmo sob o apelo da sociedade civil e de um promotor, mesmo contrariando o voto da Comissão de Meio Ambiente - cujo parecer foi favorável ao projeto de lei na íntegra, os deputados não resistiram à pressão e ao poder financeiro dos plantadores de soja.
Votaram contra o projeto de lei os deputados Alberto Franco (PSDB); Arnaldo Melo (PSDB); Tatá Milhomem (DEM); Cleide Coutinho (PSDB); Edvaldo Holanda (PTC); Fufuca Dantas (PMDB); Graça Paz (PDT); José Lima (PSB); Manoel Ribeiro (PTB); Marcelo Tavares (PSB); Mauro Jorge (PMN); Nonato Aragão (PSL); Paulo Neto (PSB); Pedro Veloso (PDT); Penaldon Jorge (PSC); Raimundo Cutrim (DEM); Ricardo Murad (DEM); Rigo Teles (PSDB); Rubens Pereira Júnior (PRTB) e Marcos Caldas (PT do B).

Nenhum comentário: