terça-feira, 14 de maio de 2013

Vítimas dizem que pastor Marcos mandava que elas ficassem sem calcinha na igreja

Extra Globo


Pastor Marcos com uniforme de presidiário Foto: Divulgação / SEAP

Rafael Soares
 
Vítimas do pastor Marcos Pereira da Silva relatam, em depoimentos à polícia, que o religioso mandava que elas, em sua maioria menores de idade, não usassem calcinha e sutiã quando fossem visitá-lo em seu gabinete dentro da Assembleia de Deus dos Últimos Dias. As jovens vestiam somente o roupão obrigatório pela doutrina da igreja, "como convém a santas, diferenciadas dos costumes mundanos", na palavras do site da igreja.
"O pastor Marcos passou a dizer que sempre que ele mandasse que eu viesse sem as roupas de baixo, ou seja, de roupão, eu deveria atender", conta, em depoimento, uma vítima que na época tinha somente 14 anos.
O pastor Marcos Pereira no momento em que foi fichado pelos policiais
O pastor Marcos Pereira no momento em que foi fichado pelos policiais Foto: Divulgação / Polícia Civil

Ela relata que, nessas visitas, o religioso pedia que suas vítimas tirassem o roupão, apalpava-as e, por vezes, chegava a consumar o ato sexual no local. Outra vítima afirma que, em uma dessas visitas, o pastor "tirou seu roupão, colocou-a de bruços e tentou penetração em seu ânus".
Ao todo, a Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) enviou seis inquéritos ao Ministério Público com vítimas diferentes. Durante a investigação, 20 outras mulheres foram citadas como vítimas.
Uma delas, ouvida pelo EXTRA, afirmou que esses pedidos eram comuns.
- Via várias meninas indo ao banheiro e tirando a calcinha antes de entrar no gabinete. Eu mesma tive que fazer isso - contou a jovem, que tem medo de se identificar por ameaças de integrantes da igreja após a prisão do pastor Marcos.
O delegado Márcio Mendonça, titular da Dcod
O delegado Márcio Mendonça, titular da Dcod Foto: Pablo Jacob / O Globo

Os relatos revelam de que maneira o pastor conseguia convencê-las a aceitar os abusos. "Nós tínhamos que deixar o pastor fazer isso conosco para que ele não pecasse com mulheres do mundo exterior", diz uma das jovens. Marcos teria dito a elas que "sentia muitos desejos da carne, que estava muito tempo sem esposa":
- Ele dizia que éramos mulheres santas, deveríamos ter orgulho porque ele não tinha que se sujar com mulheres do mundo - contou uma vítima ao EXTRA.

Nenhum comentário: