sábado, 4 de maio de 2013

Brasileira negra e filha de escrava, Nhá Chica é beatificada

Revista Veja

Missa de beatificação em MG foi acompanhada por 50 mil fiéis de vários estados

Baependi: celebração de beatificação de Nhá Chica atraiu mais de 50.000 fiéis
Baependi: celebração de beatificação de Nhá Chica atraiu mais de 50.000 fiéis (Fernando Calzzani/Estadão Conteúdo)
Francisca de Paula de Jesus, a "Mãe dos Pobres" de Baependi, cidade do interior de Minas Gerais, é a primeira brasileira negra, analfabeta e filha de escrava a receber o título de beata pela Igreja Católica. A cerimônia de beatificação de Nhá Chica, como ficou conhecida, começou às 15 horas deste sábado.
A cerimônia atraiu cerca de 50 mil fiéis, de outras cidades mineiras e de vários estados do país. Para se proteger do sol forte, os fiéis usaram sombrinhas coloridas. Um dia antes da beatificação de Nhá Chica, foram realizadas uma procissão e vigília de orações.
A beatificação da “Mãe dos Pobres” mudou a rotina dos 19 mil habitantes de Baependi, no interior mineiro. As ruas da pequena cidade foram enfeitadas com bandeirolas e cartazes amarelos e brancos, as cores da Santa Sé. Para evitar congestionamento nas estreitas ruas do local, o centro de Baependi foi fechado, com acesso apenas para veículos previamente cadastrados. Os visitantes foram orientados a utilizar o transporte público.
Vaticano - O papa Francisco afirmou que a filha de escravos Francisca da Paula de Jesus foi uma 'perspicaz testemunha' da misericórdia de Cristo. Por meio de uma mensagem, lida na homilia pelo prefeito regional da Congregação das Causas dos Santos do Vaticano, cardeal Angelo Amato, o papa Francisco evocou o pedido de beatificação impulsionado pelo bispo da diocese da Campanha, Frei Diamantino Prata de Carvalho, e por vários fiéis.
Em nome de sua "autoridade apostólica", o pontífice declarou que a "venerável serva" seja chamada de "beata e sua festa realizada nos lugares e da maneira estabelecida pelo direito todos os dias 14 de junho". O pontífice lembrou que Nhá Chica era "leiga, virgem, uma mulher de assídua oração e perspicaz testemunha da misericórdia de Cristo com os necessitados do corpo e do espírito".
Processo - O caminho para reconhecer os milagres de Nhá Chica começou em 1989, quase 100 anos após sua morte. A beatificação foi determinada em junho do ano passado, pelo então papa Bento XVI. Em 1991, o papa João Paulo II concedeu para Nhá Chica o título de 'Serva de Deus'.

Em 2007 a Congregação para a Causa dos Santos começou a analisar um dos milagres que milhares de fiéis lhe atribuem: a cura de uma professora da cidade de Caxambu, também em Minas Gerais. A beatificação é o primeiro passo antes da canonização. Mas para que a brasileira possa ser declarada santa, o Vaticano tem que confirmar outros dois milagres.

Nenhum comentário: