domingo, 20 de maio de 2012

Perto do prazo, Dilma intensifica reuniões sobre Código Florestal


http://www1.folha.uol.com.br/poder/1092960-perto-do-prazo-dilma-intensifica-reunioes-sobre-codigo-florestal.shtml

CLAUDIO ANGELO
KELLY MATOS
DE BRASÍLIA

Às vésperas do prazo final para a sanção ou veto do Código Florestal, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se neste sábado por cerca de cinco horas com um grupo de ministros no Palácio da Alvorada.
Ato em São Paulo pede que Dilma vete o Código Florestal
Prefeitos pedem que Dilma sancione novo Código Florestal
Participaram do encontro os ministros Izabela Teixeira (Meio Ambiente), Mendes Ribeiro (Agricultura), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Gleisi Hoffman (Casa Civil) e Luis Inácio Adams (Advocacia-Geral a União).
Além dos ministros, técnicos do Ministério das Cidades --responsáveis pela área de urbanização-- foram convocados para comparecer ao Alvorada, duas horas após o início da reunião.
O prazo para que a presidente sancione ou veto o Código se encerra na próxima sexta-feira (25). Nos últimos dias, Dilma Rousseff intensificou as reuniões com os ministros envolvidos com o tema, principalmente a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira. Interlocutores da presidente afirmam que ela deve estender as discussões até o limite do prazo estabelecido, deixando a decisão de veto para o último dia.
Nos bastidores, o Planalto estuda qual será a extensão do veto e de que forma irá contemplar os temas que ficarão pendentes. A Casa Civil encomendou uma avaliação a cada ministério envolvido com o Código Florestal, sobre possíveis trechos que poderão ser vetados e quais seriam as consequências.
Há uma tendência no governo de baixar uma medida provisória com a chamada "escadinha", ou seja, um escalonamento das faixas de recuperação de florestas de acordo com o tamanho da propriedade. Organizações de pequenos agricultores não estão satisfeitas com a previsão de que os minifúndios tenham de recuperar 15 metros de suas áreas de preservação permanente - querem que seja uma área menor.
REPERCUSSÃO
O texto do deputado federal Paulo Piau (PMDB-MG), aprovado no último dia 25, desagradou ao Planalto. Dilma considerou que trechos importantes do texto aprovado pelo Senado foram suprimidos pelo peemedebista. Por causa disso, o Planalto chegou a estudar um veto na íntegra ao texto.
O governo está de olho também nos dividendos eleitorais da rejeição ao texto de Piau. A campanha "Veta, Dilma" virou uma febre nas redes sociais. Na sexta-feira, a modelo Gisele Bündchen postou uma foto na internet com um cartaz com a mensagem "Veta tudo, Dilma!", sobre o Código Florestal.
Além disso, a repercussão internacional negativa da reforma do código tem preocupado Dilma, que precisa atrair o maior número possível de chefes de Estado à Rio+20, em junho.

Nenhum comentário: