segunda-feira, 28 de maio de 2012

Insegurança Pública em Boa Vista


A morte de uma detenta, de apenas 18 anos, na delegacia de Boa Vista do Gurupi, retrata o quadro do sistema de segurança no interior do Estado. 

No dia 19 de maio, uma jovem, por nome Eliane Barros de Macedo, foi morta, dentro de uma cela da delegacia daquela cidade.  Ela teria sido vítima de uma falsa denúncia de abandono de incapaz e presa por um agente de polícia civil, que responde como Delegado na cidade.

A fiança teria sido arbitrada, mas como Eliane não tinha dinheiro para pagar, ficou presa na delegacia.

A jovem teria sido colocada na cela, algemada, juntamente com outras presas de justiça.   Segundo a população, o carcereiro teria presenciado a violência e não teria adotado nenhuma providência.

Eliane foi espancada por quase 4 horas pelas outras presas, quando foi socorrida, ainda com vida e levado ao hospital, onde veio a óbito. A vítima estava grávida de três semanas.

Após o assassinato, houve revolta da população, que invadiu e queimou a Delegacia, com um veículo apreendido, várias motos e uma viatura. Por conta da revolta, várias pessoas estão foragidas e outras três já foram presas.

Um grande ato público está programado para o dia 30 de maio, na cidade. A população exige a designação de Delegado de Polícia e um Escrivão, ambos de carreira para atuarem na Delegacia da cidade.

Nenhum comentário: