quinta-feira, 24 de maio de 2012

A miséria cultural brasileira


Depois do fracasso de bilheteria do filme "Xingu", o cineasta Fernando Meirelles desistiu de adaptar o romance "Grandes Sertões:Veredas", de Guimarães Rosa. Apesar de tudo, "Xingu" teve uma ótima recepção da crítica, sendo eleito o terceiro melhor filme no Festival de Berlim e o sexto no Festival de Tribecca.

Do outro lado, o norte-americano "Os Vingadores" tem a maior arrecadação da história das bilheterias brasileiras, com 103 de milhões de reais.

Em alguns Estados do Brasil, como o Rio Grande do Sul, o público foi simplesmente indiferente a "Xingu". Meirelles criticou a rejeição existente nos estados brasileiros, especialmente no Rio Grande do Sul (lugar onde o filme foi menos visto), à filmes que retratam cenários de culturas de outras regiões do país. Acho que não é o caso.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, tem fortes raízes históricas no genocídio indígena, com um dos maiores contingentes populacionais destas etnias no Brasil. O problema é que a gauchada prefere adotar como identidade regional exclusivamente a contribuição européia caucasiana.

Isso nada mais é do que o racismo escamoteado, que se apresenta como indiferença ou rejeição a temas que incomodam a visão etnocêntrica.

Como o preconceito é senso comum, para muitos é bem melhor assistir o Capitão América e seus amigos do que encarar a forma como a sociedade nacional se organiza historicamente, praticando o genocídio e a dominação explícita, em nome do desenvolvimento.

Meirelles num ponto tem razão: "Grandes Sertões" fatalmente teria o mesmo destino que "Xingu". Cangaceiros maltrapilhos, deserdados da chamada "civilização", praticando suas próprias regras de justiça, devem causar alguns incômodos para um público adestrado ao esquecimento de sua própria identidade.

Não é à toa que a cultura nacional autêntica é melhor apreciada, entre pobres e deserdados do sistema. Esses infelizmente não têm dinheiro para ir ao cinema.

Quer um exemplo maranhense? Vá ao João Paulo, na festa de São Marçal. Ali está a festa autêntica dos pretos e mestiços pobres, desprezada solenemente por um perfil de audiência que prefere assistir os "Os Vingadores". São Marçal é o "Xingu".


Nenhum comentário: