quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Olokun, salve o dia da tua filha - Iemanjá

Jéssica de Iemanjá 01 por você.
http://afinsophia.wordpress.com/2009/01/09/saida-de-jessica-de-yemanja-no-terreiro-de-mae-emilia/


Samba Kolé, Missaê ori Yemanjá
Ô dilá Kolê Kolê,
Ô Missa ori Yemanjá!


Iemanjá é relacionada com Maria, mãe de Jesus, pelas religiões de matriz africana. Ela é homenageada nos terreiros nas mesmas datas em que é festejada na Igreja Católica. A maioria dos terreiros faz a sua festa para Iemanjá nos dias 2 de fevereiro (dia de Nossa Senhora das Candeias) ou no dia 8 de dezembro (festa de Nossa Senhora da Conceição), mas alguns rendem homenagem a ela no dia 15 de agosto (dia de Nossa Senhora da Glória ou da assunção de Maria), no dia 31 de maio (encerramento do mês mariano) ou em outra data associada à vida da mãe de Jesus.

Panela de Iemanjá na Casa Fanti-Ashanti
A festa da Casa Fanti-Ashanti, presidida pela Babalorixá, Pai Euclides é também realizada no dia 2 de fevereiro, tal como na Casa de Nagô, ou no sábado próximo àquela data. Apesar de geralmente durar apenas um dia, destaca-se no calendário da casa pelo luxo e beleza. 
Tem início com um toque de Candomblé, onde ela é a grande homenageada e costuma ser paramentada. Durante aquele toque é entregue a Iemanjá uma oferenda acondicionada em uma panela de barro, que é levada por ela ao mar. Esse ritual, conhecido como "Panela de Iemanjá", é realizado tradicionalmente em terreiros de Pernambuco e foi introduzido na Casa Fanti-Ashanti depois que Pai Euclides estreitou suas ligações com terreiros daquele Estado.
Na "Panela de Iemanjá" os filhos e devotos daquele orixá vão ao mar vestidos de branco ou de branco e azul, tal como ocorre em muitas casas no dia 31 de dezembro, e fazem entrega de um presente acondicionado numa panela de barro ricamente decorada com flores e fitas de cetim, onde se costuma colocar bilhetes e presentes semelhantes aos oferecidos a Iemanjá no Réveillon (perfumes, pentes, espelhos, colares, pulseiras, etc). A festa de Iemanjá da Casa Fanti-Ashanti é comandada por Maria José Menezes, uma das irmãs do pai-de-santo (Euclides Ferreira), que é ekedi de Iemanjá e que foi por ele preparada para servir àquele orixá, e termina com uma refeição à base de peixe. 

Com informações de: http://cmfolclore.sites.uol.com.br/31dezembro.htm

Nenhum comentário: