sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dois adolescentes são mortos a tiros em São Luís


http://imirante.globo.com/noticias/2012/02/11/pagina299129.shtml

Uma vítimas é Hugo Leonardo, mostrado esta semana no JMTV.
TV Mirante
11/02/2012 19h12

SÃO LUÍS - Dois adolescentes foram mortos a tiros hoje em São Luís. Uma vítimas é Hugo Leonardo, mostrado esta semana no JMTV. Ele foi amarrado e exposto em praça pública, no bairro do Renascença, após cometer um furto.
Assista à reportagem da TV Mirante.

Observação do blogue: Não é o ECA que não seria adequado para a realidade brasileira, mas a realidade (incluindo a das instituições) que teima em não respeitar a lei e os direitos humanos. Se o ECA estivesse sendo cumprido, esses adolescentes não estariam abandonados nas ruas, praticando violências como resposta à violência que a sociedade pratica contra eles.
É também urgente que a polícia civil do Maranhão apure em profundidade esse crime, porque há notícia de que na região do renascença moradores estariam contratando milícias para a prática de execuções deste tipo. Enquanto a polícia continuar a fazer discurso para satisfazer a cultura de violência arraigada na sociedade, os direitos humanos dos mais vulneráveis não serão respeitados e prevalecerá a omissão sistêmica que aprofunda o quadro de exclusão estrutural e criminalização dos mais pobres.

2 comentários:

Sebastiao Uchoa disse...

Prezado,

Infelizmente não colocaram na íntegra minha entrevista, vez que conscientemente fiz uma reflexão sistêmica do contexto criminal, dentre as assertivas a falta de Política Pública nos ambientes de custódia de menores infratores e/ou apenados em geral, afora as questões das demais políticas públicas profilaxicas de caráter eminitentemente social que de muito longe a vemos ser produzida pelos inúmeros governos por que se passaram e passam a frente da gestão da coisa pública em todas as esferas de gestões governamentais da federação brasileira.
O adolescente Hugo Leonardo, já tivera duas passagens pela Canaã, inclusive uma delas por homicídio tendo com o "internação" 45 dias e outras apresentações nos plantões de polícia, cujas liberaçoes, sem critérios sócio-político-criminal, mas cumprimento à reserva de Lei (ECA), simplesmente os devolveram para a família que, desestruturada e muito aquém da realidade de apoio, outra consequencias nefasta não fora, senão entregue à morte tão igual à morte de Severino em Morte e Vida Severino, do nosso João Cabral de Melo Neto,numa adaptação sócio contextual da situação.
Quanto a apuração, não tenha dúvida, iremos até o fim das diligências, inclusive já andamos ouvindo testemunhas do acontecido.
Abs,
Sebastiao Uchoa

LUIS ANTONIO PEDROSA disse...

Realmente, achei estranho teu comentário, mas considero um diferencial importante o diálogo que a polícia civil abre, para temas polêmicos, dentre outros, com você.