domingo, 12 de fevereiro de 2012

Juiz Baltasar Garzón será expulso da magistratura

Baltasar Garzón chega ao Tribunal Supremo Espanhol para audiência; juiz será expulso de carreira jurídica
imagem de uol notícias.



 O Conselho Geral do Poder Judiciário (CGPJ), órgão máximo dos juízes na Espanha, está expulsando Baltasar Garzón da magistratura. O afastamento se deu após a abertura de três ações judiciais contra ele: a das escutas, outra por investigar os crimes da ditadura de Francisco Franco (1939-1975) e uma terceira pelos patrocínios recebidos de cursos que fez em Nova York.
Ele é conhecido por sua luta contra o grupo terrorista ETA e ganhou notoriedade internacional por ordenar a prisão do ditador chileno Augusto Pinochet e perseguir repressores argentinos.

Baltasar Garzón foi condenado por ordenar gravações das conversações entre advogados e seus clientes suspeitos de corrupção que envolvia altos funcionários do conservador Partido Popular, que governa o país, em violação com os direitos da defesa.
Ele está sendo também processado em outros dois casos, um deles por ter investigado o desaparecimento de mais de 100.000 pessoas durante a Guerra Civil (1936-1939) e o franquismo (1939-1975).
Pesquisa recente na Espanha revela que a maioria da população não aprova a punição dada a Garzón e a identifica como perseguição.Cerca de 65% dos entrevistados pela pesquisa acreditam que um juiz deve poder interceptar essas conversas se considerar que o que está sendo dito ultrapassa o direito à defesa. Apenas 30% dos ouvidos são contra essa afirmação.

Enquanto que para 61% da população o juiz é vítima de perseguição política, para a maioria da magistratura espanhola a punição é justa.
os outros dois processos em que Garzón ainda será julgado, 77% dos entrevistados afirmam que não se pode considerar como delito indagar judicialmente os crimes cometidos pelos franquistas durante a Guerra Civil espanhola. Apenas 18% acham que ele deve ser condenado neste caso.
Para 65% dos participantes da pesquisa, os processos abertos contra o juiz pioraram a opinião dos cidadãos sobre a Justiça espanhola em geral, e 62% também têm uma opinião pior sobre o Supremo Tribunal.
Garzón tem apoio da sua população, porque é considerado um juiz corajoso, que se atreveu a tocar em questões que nenhum juiz antes havia enfrentado. 


Nenhum comentário: