quarta-feira, 5 de outubro de 2011

JAGUAR que engolir assentados de Centro Novo

Parte dos assentamentos Sabiá e Água Azul, no município de Centro Novo, estão ameaçados de expulsão pela empresa mineradora Jaguar e sua consorciada MCT Ltda.

Mesmo detendo apenas uma licença prévia, concedida pela SEMA, a empresa iniciou trabalhos de prospecção no interior do assentamentos, onde apregoa que nada impedirá a Empresa de utilizar a área para a exploração de ouro, uma vez que os assentados não seriam os proprietários da área.

No mês de abril deste ano, a empresa, juntamente com a SEMA, promoveu uma audiência pública em Centro Novo, para a qual os legítimos interessados e impactados pelo empreendimento não foram convidados. Em razão dessa audiência, a SEMA concedeu a licença prévia, com a qual a empresa já se pretende autorizada a iniciar os trabalhos, à revelia da vontade dos assentados.

Semana passada, os trabalhadores, revoltados com a situação, obstruíram a passagem de entrada para o assentamento. Houve um princípio de confronto com os seguranças da empresa, que ameaçaram entrar de qualquer maneira.

Na SEMA, a empresa faz pressão para que seja emitida a licença de instalação. No INCRA, ela pressiona para que o órgão repasse a área para ela. No dia 10 de outubro haverá uma audiência no INCRA, com a presença dos representantes da empresa, da SEMA, do DMPM, do MPF, da DPU e da FETAEMA.

Se você quer conhecer os detalhes de como esses grandes projetos entram no Maranhão e suas relações com os Governos e Municípios, acesse: http://oquartopoder.com/2010/02/23/empresa-mineradora-vai-investir-r-280-milhoes-no-maranhao/

Nenhum comentário: