quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Gilberto Kassab apresenta PSD com 55 deputados federais

http://www1.folha.uol.com.br/poder/996652-gilberto-kassab-apresenta-psd-com-55-deputados-federais.shtml


Publicidade

DANIELA LIMA

VERA MAGALHÃES

DE SÃO PAULO

MARIA CLARA CABRAL

DE BRASÍLIA



Para se apresentar hoje no Congresso como a terceira força da política nacional, o PSD, sigla do prefeito Gilberto Kassab, convocou sete secretários estaduais a assumir seus mandatos na Câmara. Com isso, chegou a 55 deputados, mesmo número de registro da sigla.

O número é superior ao do PSDB, que perdeu três parlamentares para a agremiação do prefeito e ficou com 50 deputados, 48 na ativa. O PSD fica atrás apenas do PT e do PMDB, que após a criação da nova sigla, ficaram com 84 e 78 vagas, respectivamente.

Na prática, no entanto, se todos os secretários voltarem aos seus postos, PSDB e PSD terão o mesmo número de cadeiras na Câmara.

"Os secretários podem sim ser conclamados para uma votação importante, por exemplo", afirmou o líder da bancada de Kassab, deputado Guilherme Campos.

Na Câmara, o tamanho da bancada reflete diretamente na distribuição dos cargos e espaço para a liderança.

Até ontem, o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), ainda não havia decidido qual o número de deputados irá levar em conta para definir postos do novo partido.

Kassab apresentará seu time ao Congresso em cerimônia no Senado, junto aos dois governadores e seis vices que desembarcaram no partido.

EVENTO

O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, alardeado como o grande nome das filiações feitas pelo prefeito, está no exterior, mas gravou um vídeo que será apresentado no evento.

Meirelles é cotado para disputar a sucessão de Kassab na Prefeitura de São Paulo se a aliança com tucanos em torno do nome do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, não decolar.

Afif também terá participação destacada no ato. Ele falará como dirigente do partido e apresentará as linhas de atuação e o slogan da nova legenda. Em nome dos vice-governadores falará Otto Alencar (BA).

Anunciará ainda uma agenda de atos pelo país, em que comandará uma espécie de consulta pública para compor o programa do PSD.

Durante os discursos, os líderes da legenda destacarão sua vocação "centrista" e "independente".

O novo partido aproveitará o ato de apresentação para lançar o primeiro projeto de lei que será carregado como bandeira pelo partido: a publicação em nota fiscal do valor dos impostos embutidos nos produtos comprados.

A proposta foi apresentada quando Afif era deputado e aguarda votação no plenário da Câmara.

Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress




Nenhum comentário: