terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Seminário de Direitos Humanos discutirá criminalização dos movimentos sociais


Promoção da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, evento celebra 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi adotada e proclamada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Completa, em 2010, 62 anos. Para celebrar a data a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) realiza o Seminário Direitos Humanos 2010, cujo tema é “Criminalização dos Movimentos Sociais”.

“Trata-se de uma temática atualíssima, diante do quadro trágico vivido por defensores de direitos humanos e militantes do movimento social, num cenário de rebeliões em presídios, assassinatos de lideranças quilombolas e trabalhadores rurais. É oportuno discuti-la no Maranhão e faremos isso junto de agentes populares de Direito, que vêm sendo capacitados ao longo dos últimos dez anos, pela SMDH, para o combate imediato a violência e às violações de direitos”, afirma a advogada Joisiane Gamba, da SMDH.

Além dos agentes populares de Direito, o Seminário Direitos Humanos 2010 é aberto a interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Auditório do Seminário Santo Antônio (Praça Antonio Lobo, 4, Centro, São Luís/MA), onde o mesmo acontecerá. A SMDH é filiada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), parceiro na realização do Seminário. Veja a seguir sua programação completa.

PROGRAMAÇÃO

Dia 10 de dezembro de 2010

14h30min – Abertura

15h às 18h – O fortalecimento da luta por direitos e a criminalização de defensores de direitos humanos no Maranhão.

a) Painel 1 – Depoimentos de casos de criminalização de defensores e movimentos sociais (1h);

b) Apresentação dos resultados do levantamento de casos de criminalização de defensores e movimentos sociais realizado pela SMDH (40min);

c) Palestra (40min) seguida de debate (40min).

18h – Programação Cultural.

Dia 11 de dezembro de 2010

8h – Abertura dos trabalhos

8h30min às 11h – Mesa redonda sobre Mecanismos de proteção de defensores de direitos humanos.

a) Marcos legais de proteção aos defensores de direitos humanos (40min);

b) Ações de resistência à criminalização dos defensores e movimentos sociais construídas pela sociedade civil (40min);

c) Debate (1h).

11h às 11hh20min – Leitura e aprovação do Manifesto das entidades da sociedade civil contra a criminalização de defensores de direitos.

11h30min às 12h – Encerramento (Programação Cultural).

Link original: http://ponteaereasl.wordpress.com/2010/12/07/seminario-de-direitos-humanos-discutira-criminalizacao-dos-movimentos-sociais

Siga a SMDH no Twitter: @smdhvida


Zema Ribeiro

(98) 8888 3722

e-mail e msn: zemaribeiro@gmail.com

http://www.zemaribeiro.blogspot.com

http://www.twitter.com/zemaribeiro

http://www.myspace.com/zemaribeiro

http://www.tribunalpopulardojudiciario.wordpress.com

http://www.ponteaereasl.wordpress.com

http://www.overmundo.com.br



Um comentário:

Valdecy Alves disse...

Precisamos cada vez mais divulgar para cada pessoa, de todas as idades, de todas nacionalidades, credos de todas faixas etárias... a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia matéria sobre o tema em: http://valdecyalves.blogspot.com/2010/12/direitos-humanos-declaracao-universal.html