quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MP Estadual tenta criminalizar padre que defende comunidade de quiombo

Ocorrerá hoje a audiência do processo criminal movido pelo Ministério Público da Comarca de São Bento contra o Padre Clemir, que tem se empenhado em defender a comunidade de quilombo do Cruzeiro, contra a sanha latifundiária.

O Promotor de Justiça da época, entendeu que o padre estaria incentivando invasões de terra e resolveu processar o religioso. Um sindicalista de Palmeirândia também foi processado pelo mesmo Promotor, pelo mesmo motivo.

O sindicalista estava no local, no dia do despejo, mas o Padre não. A comunidade de Cruzeiro, por ser um quilombo, cujo marco histórico de posse territorial é o período escravista, não poderia "invadir" terra. Um quilombo luta por permanecer na terra de seus anscestrais.

O proprietário que litiga com Cruzeiro, em São Bento, é o mesmo que disputa também as terras de um outro quilombo, em São Vicente de Férrer, o Charco, onde já foi assassinado o líder rural, Flaviano.

No país inteiro, membros do Parquet, tanto federal quanto estadual, participam do esforço de proteger e garantir direitos às comunidades de quilombos.  No Maranhão, a postura de alguns Promtores  parece ser diferente.

Nenhum comentário: