quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Guajajaras sem Defesa

Os índios baleados durante o bloqueio da BR, em Barra do Corda, continuam abandonados, do ponto de vista da assistência jurídica. A FUNAI alega que não faz mais esse serviço e a AGU também não quer fazê-lo. Quatro índios, com sequelas dos ferimentos, continuam presos, sem direito à defesa. Um deles está com um lado do corpo paralisado, vítima de um projétil na cabeça. O processo criminal tramita na Comarca de Barra do Corda. Os índios presos são: ROGÉRIO CABRAL VIANA GUAJAJARA; DOUGLAS FERNANDES AMORIM; ELISEU FERREIRA GUAJAJARA; JOSÉ NTETYO ROSA GUAJAJARA.

O pior é saber que não há nenhuma prova de que os índios cometeram qualquer tentativa de homicídio (é essa a acusação do Ministério Público Estadual) contra o delegado. É provável que tenha sido exataemente o inverso. Atirando a esmo, ele conseguiu ferir vários índios, que, foram presos por uma estranha ilação lógica (será que todos os que estavam no cenário do tiroteio atentaram contra a vida do delegado?).

A ofensiva do Estado continu a mesma. Do massacre de Alto Alegre para cá, não mudou nada. Os não-índios são sempre as grandes vítimas.



Nenhum comentário: