quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A respeito da morte de Matosão - novamente

Não acompanho de perto ultimamente os desdobramentos do inquérito a respeito da morte de Matosão. Li o relatório, achei confuso.

Não deveria ser um inquérito para investigar o ex-secretário Adjunto de Administração Penitenciária. O foco não deveria ser esse, pelo menos.

O inquérito deveria investigar a autoria do homicídio do ex-presidiário conchecido por Matosão, que por sua  vez denunciava irregularidades e crimes no sistema penitenciário.

Com a morte de Matosão, várias entidades pediram o afastamento de James Moreira, para garantia da insenção das investigações, porque ele foi uma das pessoas citadas nas denúncias do ex-presidiário.

O relatório do inquérito foi apresentado coincidentemente logo após os apelos do deputado estadual Raimundo Cutrim, da tribuna da Assembléia. Estava incompleto. Não ouviu várias pessoas, não esperou a quebra do sigilo telefiônico de Matosão.

Ato contínuo, James e César Bombeiro passaram a divulgar o relatório, como se fosse um salvo-conduto.

Agora, a Secretaria de Segurança esclarece omissões no inquérito.

No meio desse tiroteio, de vez em quando aparece meu nome como interessado em perseguir James Moreira, pessoa com quem travei poucos contatos na vida.

Apenas por reforço, volto a repisar minha posição pessoal a respeito do caso:

a) James Moreira foi denunciado por Matosão e vários outros presos e ex-presos;
b) denúncias do mesmo tipo constam de outros procedimentos ainda trâmite, alguns deles na delegacia de crimes funcionais (apesar do relatório do inquérito sobre a morte de Matosão afirmar o contrário);
c) Nenhuma denúncia que me chegam às mãos foi engavetada, para atender algum sentimento pessoal (isso é crime, aliás). Não poderia simplesmente abafá-las, por maior que fosse a consideração a respeito do denunciado;
d) Não partiram de mim, as denúncias contra o ex-secretário ajunto;
e) O afastamento de James Moreira foi uma decisão administrativa do governo, que entendeu ser melhor assim, para a isenção dos procedimentos de investigações;
f) Seja quais forem as conclusões do inquérito sobre a morte de Matosão (que um dia todos nós esperamos seja concluído), também esperamos que as outras denúncias envovendo o sistema prisional também sejam devidamente esclarecidas.
g) Por último, não tenho nenhum interesse de ver inocentes serem condenados ou processados.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu passei um tempo preso em são luis e eu ví muita safadeza desse james,se tem um preso q age contra os principios dele ele o coloca na "marra"junto com os rivais para q seja espancado ou msm mortó,Eliésio(ex diretor da cadet) fez isso com um preso por apelido de "parente´" Agora o atual diretor da cadet o "sr"Assis tá indo no msm embalo de Eliésio que foi aluno de james.Ainda tem o problema da corrupção generalizada em q todos os agentes,eu digo todos msm,recebem propinas de presos p concessão de regalias na cadeia.eh mt coisa,só alguem passando por lá msm p ver com os propios olhos.