quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Programa internacional avalia o MA como a segunda pior educação do País

http://www.jornalpequeno.com.br/blog/raimundogarrone/?p=3852


Publicado em 7 de dezembro de 2010 por garrone

A educação do Maranhão anda de mal a pior. De acordo com o desempenho dos alunos do maranhense no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, o estado ficou com a penúltima posição no ranking, atrás apenas de Alagoas.

No último levantamento, em 2006, o Sul também apresentou melhor desempenho nos resultados das provas de ciências, leitura e matemática. Os estados do Centro-Oeste ficaram em segundo lugar em matemática e ciências e a Região Sudeste ocupou a segunda posição em leitura. A Região Nordeste apresentou os índices mais baixos nas três áreas avaliadas.

O Pisa avalia estudantes nascidos em 1993 matriculados em qualquer série a partir da 7ª série (8º ano) do ensino fundamental. O ranking é divulgado a cada três anos. O programa avalia o conhecimento de leitura, matemática e ciências dos adolescentes.

O Distrito Federal foi o estado que apresentou o melhor desempenho nas provas de ciências, matemática e leitura do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2009, elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Apesar do melhor desempenho de ter sido do Distrito Federal, a Região Sul teve destaque no ranking, já que os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná aparecem entre os cinco mais bem avaliados, com médias superiores à nota do Brasil.

O estado alcançou 355 pontos, e ficou a frente somente de Alagoas, que fez 354 pontos. O Distrito Federal foi o melhor com 439 pontos, seguido de Santa Catarina (439), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422), Paraná (417), Espírito Santo (414), São Paulo (409), Rio de Janeiro (408), Mato Grosso do Sul (404) e Goiás (402). Todos estes acima da média do Brasil (401). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo Ministério da Educação.
(Com informações do Ministério da Educação e Oimparcialonline)



Nenhum comentário: