quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Rio Itapecuru atinge o menor nível desde a década de 80

Publicado às 16/10/2013 20:53:37





A seca desse ano na região leste maranhense é considerada a maior dos últimos 50 anos. No Rio Itapecuru, que corta da cidade de Caxias, já possível andar até pelo meio do rio. Uma cena que há muito tempo não se via.

O Rio Itapecuru que corta praticamente todo o município de Caxias está com o menor nível desde a década de 80. Quando houve uma das maiores secas na região. Hoje, é possível registrar cenas como a de jovens que, mesmo estando no meio do rio, mal precisam nadar. Por mais de 100 metros a água não passa da canela.

No povoado Altos, a cerca de 10 km do centro da cidade, o pedaço de floresta mais parece uma caatinga de tão seco que está. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais afirmou que a situação é preocupante.

"Nós estamos com dois anos de inverno ruim. No no passado houve, inclusive, moratlidade de animais aqui na região. No ano passado não formou pasto, por isso, esse ano alguns produtores estão enfrentando grandes dificuldades, por causa da baixa precipitação", explicou Benedito Moura.

Seu Josemar, que mora no povoado há 48 anos, diz que fazia tempo que não vivenciava uma situação como essa. O poço que abastece a casa dele, de 23 metros de profundidade, está praticamente vazio. Hoje, a escassez do líquido na comunidade só tem aumentado. "Em 1981 foi a última seca tão grave quanto esta. Na época, eu perdi uma roça de arroz inteira", lembra.

Além da represa, o açude da fazenda está com o nível baixo. A água está barrenta e ruim para o gado beber. Muitos animais já apresentam perda de peso. Donos de propriedades estão utilizando alimentação alternativa para não deixar os bichos morrerem de fome e sede.

O período de seca ainda segue até dezembro deste ano. A previsão é que o nível dos rios, riachos e igarapés ainda sequem mais.



Fonte: Do G1 MA

Nenhum comentário: