quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Deputados cobram de Aluísio Mendes explicações sobre cortes no orçamento para a Segurança

Publicado em por raimundogarrone


Em audiência na Assembleia secretário disse que o aumento da criminalidade é um problema nacional mas não explicou os motivos que levaram o governo do estado a reduzir investimentos na área para 2014
Aluísio Mendes
Aluísio Mendes
O aumento da criminalidade e da violência no estado foram alguns temas do debates sobre Segurança Pública na Assembleia Legislativa do Maranhão, em audiência realizada na manhã de hoje e que contou com a participação do Secretário de Segurança, Aluísio Mendes. Colocado na berlinda por conta do altos índices de criminalidade no Estado, onde os n e números de homicídios aumenta a cada mês, Aluísio Mendes disse que se trata de um problema nacional e o baixo efetivo de policiais ainda complica mais a situação.
Aluísio Mendes não explicou os motivos que levaram o governo do Estado a fazer cortes no orçamento da segurança para 2014 o que é visto pelos deputados de oposição que participaram da audiência como uma contradição entre a realidade vivida pela população que percebe o crescimento da criminalidade mas é surpreendida pela decisão do governo estadual em reduzir investimentos no setor.
 “Essa audiência esclareceu que ano a ano os recursos para área de segurança estão sendo reduzidos, apesar do aumento da violência. Somente do ano passado para este ano a redução foi em torno de R$ 8 milhões. Então, como é que se pode coibir a criminalidade sem investimentos? Eu já dei emendas para a área de segurança por três anos seguidos e as emendas foram vetadas. Isso só mostra que essa não é uma prioridade do governo do estado”, disse a deputada.
A situação caótica no setor de segurança é vista pelo secretário como uma tendência existente não exclusivamente do Maranhão. “Trouxe dados atualizados do Ministério da Justiça que diz que em todo o Brasil a violência aumentou e o Maranhão não ficou longe disso”, avaliou o secretário Aluísio Mendes.
Porém, ele apontou como um dos problemas que o estado ainda não conseguiu resolver o baixo efetivo de policiais. “Nós temos a pior relação policial/habitantes do Brasil e isso complica a implantação de políticas novas em segurança pública” comentou o secretario.
Promessa eleitoral
Há quatro anos na campanha eleitoral de 2010, a governadora Roseana Sarney prometeu como uma das medidas a serem tomadas na área da segurança. Porém a questão tornou-se um dos motivos de dor de cabeça para o Palácio dos Leões e motivando diversas críticas dentro da Assembleia Legislativa, algumas delas feitas inclusive por aliados da governadora.

Nenhum comentário: