quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rio+20: Pão de Açúcar irá vender arroz sem agrotóxico do MST



http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2012/06/20/rio20-pao-de-acucar-ira-vender-arroz-sem-agrotoxico-do-mst/




Rio de Janeiro – O grupo Pão de Açúcar anunciou a compra de 15 toneladas de arroz orgânico produzido pela Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita, ligada ao MST. A transação foi divulgada pouco antes do debate ”Segurança e Soberania Alimentar”, realizado na tarde desta terça (19) e que fui convidado a mediar, aqui no Rio de Janeiro. O evento faz parte das atividades da Cúpula dos Povos, que está sendo realizada paralelamente à Rio+20. Garantir o escoamento da produção é política fundamental para o sucesso de um assentamento da reforma agrária.
Apresentada na presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o acordo foi vendido como a maior transação comercial do movimento com um mercado por intermédio do programa “Brasil Sem Miséria”, do governo federal. ”Parece contraditório, mas sentimos a necessidade de expor e divulgar mais sobre o movimento para a classe média, mostrar que nossa produção é social e ambientalmente sustentável”, afirmou Milton Formazieri, da coordenação nacional do MST. De acordo com ele, o arroz é produzido livre de agrotóxicos no Rio Grande do Sul e será encaminhado às lojas da rede no Centro-Oeste. Nas embalagens haverá o símbolo do MST. O movimento espera, até o final do ano, manter transações semanais de 10 toneladas.
No debate que ocorreu após o lançamento, houve o consenso entre o participantes (que incluíram além do ministro Vargas, Renato Jamil Maluf, ex- presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Esther Penunian, secretária‐geral da Asian Farmer’s Associatio,n e Karen Hansen-Kuhn, diretora internacional de programas do Institute for Agriculture and Trade Policy) de que apenas uma ação firme do Estado, através de políticas públicas eficazes, é capaz de garantir o acesso aos alimentos. Ou seja, deixar na mão do mercado, para que “automaticamente” resolva, é um erro. E que não é a monocultura de larga escala que irá resolver o problema da alimentação, mas sim a agricultura familiar. Ou, como disse Jamil Maluf: “Que modelo queremos? O agronegócio poluidor, que usa agrotóxicos de forma indiscriminada, ou a agricultura familiar sustentável e mais saudável?”.
O Pão de Açúcar diz ter interesse em manter negócios com cooperativas de camponeses ligados ao movimento. “Nossa intenção é ampliar ainda mais estas negociações. Temos a preocupação de pensar na questão ambiental e também na social”, afirmou Paulo Pompilio, responsável pelas relações institucionais do grupo. Ele também afirmou que a rede pretende ampliar as negociações com movimentos sociais e valorizar a produção sem agrotóxicos ou defensivos.
Com informações de Daniel Santini, da Repórter Brasil.

Nenhum comentário: